Organizar é ter mais tempo e qualidade de vida, por isso faça a reflexão: o que é importante ter ali? acumular itens desnecessários atrapalha a rotina. Limpeza com vinagre, potes de vidro etiquetados, nichos para cada tipo de alimento e atenção à validade são alguns dos passos para ter uma geladeira nos trinques.
1. Antes de tudo, retire todos os itens da geladeira e limpe-a com um pano levemente embebecido de vinagre de maçã. Jogue fora tudo que não estiver perfeito, pequenas sobras e, claro, o que estiver fora do prazo de validade. Em seguida, comece a organizar de cima pra baixo, deixando na frente o que mais usa.
2. Verduras e legumes devem ficar bem fechados em sacos plásticos e guardados nas gavetas apropriadas. Ali há mais umidade para mantê-los hidratados. Dica: batata, cebola e alho não devem ser mantidos na geladeira, pois ficam com sabor alterado.
3. Frutas devem ser lavadas antes de ir para o refrigerador. Isso facilita o consumo. O ideal é que elas sejam mantidas em temperatura ambiente até ficarem maduras. Embora tenham espaço cativo nas portas, os ovos devem ficar armazenados nas prateleiras, onde a temperatura oscila menos.
4. Potes de vidro transparentes e em formatos quadrado e retangular, para encaixar nos cantos da geladeira, são os melhores para guardar as sobras de comida. Ainda indico etiquetar o que tem em cada um e o dia em que foi preparado.
5. Devem-se dividir os produtos por nichos e categorias. Cada prateleira pode ter um tema: potes com sobras, frutas frescas, pratos pré-preparados. Na porta, dê preferência para as bebidas e tudo que for guardado em potes altos.
6. Cestos de plástico apropriados ajudam a setorizar os alimentos na geladeira. Isso permite ordenar itens que são das crianças, de alguém que tenha alergia ou que esteja em alguma dieta, assim como os alimentos do café da manhã.
7. Tenha em mente a validade de cada alimento. Ovos (de 15 a 30 dias), peixe (1 dia), aves (1 a 2 dias), carne moída (1 a 2 dias), carnes (3 dias), salsicha e bacon (7 dias), sopas e carnes cozidas (3 a 4 dias), frios (3 a 4 dias), legumes e frutas (3 a 7 dias), molhos (20 dias).
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade