Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Conheça as pessoas por trás dos memes que você ri na internet

O iBahia conversou com os administradores das páginas Instasurreal e Frases de Baiano para entender os passos desde a origem até a repercussão entre famosos

Redação iBahia • 27/08/2020 às 20:01 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Tudo vira meme no Brasil, independente de ser um assunto banal ou de grande seriedade. Seja a sarrada do prefeito ACM Neto, a "sociedade do coentro" ou o crush da faculdade notar sua página, criadores de conteúdo buscam de tudo um pouco para entreter os seguidores. Para entender melhor os bastidores das páginas de memes, o funcionamento e quem são as mãos por trás dos memes que aparecem no feed, o iBahia conversou com os administradores e criadores das páginas Instasurreal (@instasurreal) e Frases de Baiano (/frasesdebaiano no Facebook e @frasesdebaiano no Instagram). Cada uma delas têm três “comandantes”, que contaram as principais histórias e como foi o processo de desenvolvimento da página, desde a criação até a maior repercussão das postagens.

"Surreal"

A palavra não saía da boca de Flávia Tozzi. Ela conta ao iBahia que fez uma viagem com as amigas para a praia e dizia que todo drink, festa e comida do local eram surreais, e por ser a única coisa que ela falava, decidiu nomear a página de humor de Instagram Surreal. Hoje com 28 anos, a publicitária tinha planos profissionais bem diferentes. "Nunca pensei que teria uma página de memes de sucesso, mas sempre sonhei em ter minha própria agência de publicidade e propaganda", conta. Natural de Araçatuba (SP), ela mora na capital paulista e gerencia a página junto com outros dois sócios, Raphael Bertholini e Bruna Tozzi.

Bruna, Flávia e Raphael são as mãos por trás da Instasureal (Fotos: Arquivo pessoal)

Tão grande quanto a produção de memes na internet são os "cancelamentos". E a Instasureal não escapou dessa. A razão? Um tempero muito presente na mesa dos brasileiros. "Era um post sobre a sociedade do coentro. Postamos sobre a sociedade do coentro, que se alguém falasse mais alguma coisa sobre ele ia vir a sociedade do coentro e fazer todo um escarcel. Aí veio a sociedade do coentro em peso, falando isso ou aquilo", contou Raphael. Ele também explica que o post foi tirado do ar e o pedido de desculpas feito.

O sócio da página também comenta sobre a falta de tolerância na web em alguns casos. "Às vezes a gente publica um vídeo de um cachorro fazendo uma dancinha engraçada, vem uma pessoa e diz que ‘esse cachorro está mal nutrido, está sofrendo’. Nessa hora, eu penso: 'a pessoa é a mãe do cachorro, você sabe quem é o cachorro para criticar assim?'", desabafa.

O sucesso trouxe o "cancelamento" pelo coentro, mas também repercussão entre pessoas públicas e até com o crush da faculdade. "Tinha um menino lindo que todo mundo achava o máximo, e que se ele seguisse a página, isso significaria que os amigos dele também iriam começar a seguir. Essa era a meta. E foi assim que aconteceu, até que sala após sala foi seguindo a página, e sempre contando com a sorte - um ali jogava futebol com o Neymar, que na época era namorado da Bruna Marquezine e foi indo até chegar em pessoas muito grandes da mídia", conta Flávia, à época estudante da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Com o aumento da repercussão, os sócios contam que "pessoas como o Hugo Gloss e a Bruna Marquezine são sempre muito receptivos com as nossas criações e sempre presentes". O direct da página também é movimentado, e segundo Raphael, os três já receberam pedidos de namoro "ou até mesmo uns pedidos mais sensuais ... que ai deixo na imaginação de vocês", brinca o jovem.

A sarrada de ACM Neto

Interagir de maneira descontraída com figuras políticas pode nem sempre ser algo tão simples, mas não foi problema para Paulo César Reis, fundador da página Frases de Baiano. Ele conta que um dos momentos mais marcantes da página foi quando ele comentou com o prefeito de Salvador, ACM Neto, sobre um vídeo que viralizou com o gestor tentando dar uma sarrada no ar. "Prometemos que íamos tentar ensinar, até que chegou até ele e fizemos esse vídeo no carnaval desse ano, foi uma interação absurda", relata, divertindo-se.

Paulo cuida da página junto com Icaro Sukerman e Tiago Banha, todos publicitários e moradores de Salvador. A página, que surgiu em 2011 e tem 913 mil seguidores no Facebook e 197 mil no Instagram, surgiu de maneira despretensiosa. "Eu e um amigo estávamos sentados em frente ao prédio, e dois vizinhos estavam brigando. Reparamos o quão único, engraçado e diferenciado nós falávamos e pensamos em usar isso para fazer as pessoas rirem e se identificarem", conta Paulo.

Icaro, Paulo e Tiago cuidam da página Frases de Baiano (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo o publicitário, os seguidores participam de maneira ativa das ideias de postagens, com diversas sugestões, além de repercutirem as publicações. "Recebemos mensagens de todo tipo no direct, seja de gente rindo sobre alguma postagem ou alguém revoltado porque deixamos de citar algum bairro dela, ou citamos na brincadeira e ela não gostou (risos)", conta.

O criador da página menciona também que eles estão em busca de mudança constante para não ficarem "esquecidos" e para entender que tipo de conteúdo os seguidores querem ver . "Não somos os mesmos de nove anos atrás e a evolução vai nos acompanhando. Por exemplo, no começo, fomos pioneiros em fazer memes e tirinhas com as cenas do filme 'Ó paí ó', coisa que nos deu muita notoriedade em Salvador, mas hoje já postamos coisas diferentes", explica o publicitário.

No fim das contas, o esforço dos criadores de conteúdo em fazer os outros rirem gera diversão para eles também. Paulo lembra que famosos como Tony Salles e Jessica Senra interagem com a página, mas guarda um momento com Márcio Victor, vocalista do Psirico. "Ele ja mandou um audio de 1 minuto só rindo pelo direct, até hoje dou risada quando lembro".




*Sob orientação da repórter Lívia Oliveira

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento