Já pensou sentir prazer semelhante ao provocado por uma relação sexual sem precisar transar? De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Northeastern, nos Estados Unidos, ouvir música pode ativar as mesmas áreas de prazer utilizadas durante o sexo.
Os cientistas levaram em consideração que a relação do cérebro com a música é como se fosse um jogo de adivinhação e a medida que as notas aumentam e diminuem, os nossos centros de recompensa cerebrais são ativados. Ou seja, quando você acerta qual música virá é como se fosse recompensado.
Seguindo essa linha, a pesquisa expôs um grupo de participantes a testes de escalas musicais desconhecidas e que só seriam reconhecidas por profissionais. A atividade foi avaliada por meio de ressonâncias magnéticas.
O resultado apontou que as áreas cerebrais estimuladas pela música são as mesmas ativadas durante o sexo ou ao ingerir sua comida favorita.
Leia também:
Para aproveitar os momentos de música de forma mais prazerosa, as dicas são: ouça músicas que gosta e também experimente ouvir outros estilos musicais (mescle os dois). Dessa forma, vai conseguir acionar o circuito cerebral do prazer e trazer mais momentos de alegria para sua vida.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!