icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Oito comportamentos que não são mais aceitos em 2018

Estudos apontam condutas que não devem ser praticadas

foto autor

Redação iBahia

07/11/2018 às 21:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 4:01 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Dois passos para frente e um para trás: esse é o ritmo em que grandes mudanças sociais acontecem. Avanços tímidos transformam conceitos que não se encaixam mais em determinado período histórico. É o caso do machismo, que tem sido combatido pelas mulheres e cuja tendência é enfraquecer ainda mais conforme elas conquistam novos espaços na sociedade. Confira o manual do homem contemporâneo; oito comportamentos que devem ser abandonados:
Encarar outras mulheres na rua
Se eu fico com medo quando sou encarado por um grupo de caras na rua, imagina uma mulher? No meu caso, relevo porque sou uma figura pública, mas para elas deve ser assustador ser encarada por estranhos mesmo que, no fim das contas, não aconteça nada. Pensando no quão ruim deve ser para as mulheres, não pode olhar.
Não demonstrar sentimentos
A espinha dorsal do machismo é a expressão ''homem não chora''. Seja positivo ou negativo, ele não deve ter sentimentos. Sempre acham que o homem deve ser uma criatura racional porque demonstrar o mínimo de fragilidade representa o fracasso. Homens costumam ir ao médico nas últimas e não falam sobre inexperiência porque é vergonhoso. Vamos deixar claro: um homem não deixa de ser homem se demonstrar vulnerabilidade.
Ceder à violência
Agressão física é um recurso masculino. Homens que são amigos não podem trocar beijos e abraços. Eles devem se bater, xingar e irritar para provar o laço de fraternidade. Existe, entre nós, a ideia de que deve-se ser martelo ou prego e ninguém, é claro, quer ser o segundo. No final, acredito que ninguém quer ser nenhum dos dois, porém colocam essa linguagem da violência na cabeça das crianças. Nenhum menino nasce com esse impulso, é uma concepção criada pela sociedade. Por isso, quem precisa estabelecer um limite para esse apelo da agressividade e não ceder a ele é o próprio homem.
Abordar sem permissão
A ideia de que o homem precisa ser forte e intimidar é muito comum. Na balada, é regra entre os homens que eles cheguem nas mulheres se impondo, puxando pelo cabelo... Mas como assim? E a vontade da mulher? Ela permitiu? Você perguntou se ela quer? Ela deu sinais? A questão da pegada deve ser muito conversada entre homens e mulheres para que se chegue a um consenso sobre o que é ou não é um sinal de que ele pode se aproximar.
Dar cantadas
Qual a necessidade de uma cantada? No que falar da bunda de uma mulher que cruzou seu caminho vai agregar à vida dela? Nada. Comentar primeiro sobre o porte físico é objetificar. Se quer elogiar, por que não comentar sobre como a pessoa está? Sorrir simpático? Falar sobre o rosto, sobre como a outra está... Coisinhas cotidianas que não faltam com o respeito.
Atribuir à mãe a maior das responsabilidades com o filho
Meu filho nunca teve babá ou condução para levar e buscar da escola. Posso ter tido menos tempo para ele por conta do trabalho, mas isso nunca significou um tempo sem qualidade. Lá em casa, quando ele precisa de alguém, chama qualquer um e não somente a mãe como acontece com a maioria das crianças. Não o criamos para achar que as tarefas são responsabilidade dela; quem decidiu para o quê preferia um ou outro foi ele.
Questionar a posição de destaque das mulheres
Desde minha adolescência fui cercado por mulheres. Eu também trabalhei a vida toda chefiado por elas e nunca me incomodei. Acredito que é possível haver amizade entre os dois, sim, e é nessa troca que aprendemos sobre a postura que devemos assumir. Nós brasileiros temos uma conta enorme com as brasileiras. Somos violentos, achamos que a mulher tem que ser submissa porque pensamos que somos os cabeças da relação. Não é mais assim. Eu, pelo menos, não quero ficar responsável por tudo; quero ser parceiro.
A "obrigação" de exalar masculinidade
Essa pressão social que o homem precisa exalar masculinidade dando cantadas nunca combinou muito comigo porque sempre fui tímido. Isso até me ajudou porque, como eu era mais educado e tinha um postura mais respeitosa, conseguia namorar com mais facilidade. O homem não precisa entender qualquer avanço feminino como algo sexual; se sentir na obrigação de corresponder todas porque se não for assim vai ser um perdedor. Por quê? Do quê? E como ficam os sentimentos?

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento