iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Por que fazer acompanhamento nutricional na gestação?

Nutricionista é o único profissional responsável pelo acompanhamento nutricional e prescrição dietética

foto autor

Redação iBahia

19/08/2016 às 12:40 • Atualizada em 30/08/2022 às 1:59 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

					Por que fazer acompanhamento nutricional na gestação?
Redação Nova Mãe
Olá gravidinhas! Alimentação, peso, nutrição, tudo isso é super importante na nossa vida e se torna ainda mais especial quando estamos grávidas e precisamos nutrir um ser humanozinho que está se desenvolvendo dentro de nós, não é mesmo? Então, no post de hoje quero explicar um pouquinho sobre a importância de um acompanhamento nutricional antes e após a gestação, pois às vezes muitas mães se questionam se é realmente necessário esse acompanhamento.
Durante o período gestacional muitas dúvidas surgem para as mamães. Dentre todas, as relacionadas aos hábitos alimentares são muito frequentes:

					Por que fazer acompanhamento nutricional na gestação?
– Quais alimentos evitar? – Como planejar melhor a alimentação? – Quais os nutrientes essenciais para saúde da mãe e do bebê? Esses são exemplos das dúvidas mais comuns.
Antes ou depois da gestação?Existem diversas vantagens do acompanhamento nutricional no período pré gestacional (para quem está planejando a gravidez) e gestacional na promoção da saúde da mulher e do bebê, uma vez que a gestação proporciona uma série de transformações no organismo materno. Então, uma nutrição equilibrada irá garantir o crescimento e o desenvolvimento adequado da criança e proteger o organismo da mãe.
Mas, em que uma nutricionista poderá realmente ajudar? Para te ajudar a decidir sobre a imporatância deste acompanhamento, listo aqui 07 condutas do acompanhamento nutricional para a gestante e que certamente te darão melhor qualidade de vida e mais tranquilidade em saber que você e o seu bebê estão tendo uma boa alimentação capaz de nutrí-los suficientemente nesta fase:
# 1 – Programação e acompanhamento do ganho de peso ideal; # 2 – Diagnóstico de possíveis desvios ponderais (ex: Aumento ou perda excessiva de peso) e carências nutricionais (ex: Anemia ferropriva, hipovitaminose D, etc.) # 3 – Promoção de condutas que melhorem o estado nutricional; # 4 – Orientação sobre hábitos alimentares e de saúde adequados, como forma de prevenção ao aparecimento de doenças e complicações comuns na gestação; # 5 – Acompanhamento do crescimento do bebê; # 6 – Planejamento dietoterápico; # 7 – Orientação para a fase de lactação e início da introdução alimentar.
Cuide da sua saúde! Cuide da saúde do seu bebê! Se relacione bem com os alimentos, faça escolhas conscientes e saudáveis!
Lembrando que o nutricionista é o único profissional responsável pelo acompanhamento nutricional e prescrição dietética!
Até a próxima #dicadanutri!
Maria Cecília Motta para Blog Nova Mãe Nutricionista Materno Infantil CRN 5 2455

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento