Cada modalidade tem o seu tênis ideal. Na musculação não poderia ser diferente. Então a escolha do calçado é essencial para que os resultados não fiquem comprometidos por causa de falta de estabilidade e aderência ao solo. Aqui os modelos ideais para que o trabalho na academia não seja prejudicado.
Utilizadas pelos atletas bodybuider promovem estabilidade aos tornozelos |
Então o tênis escolhido tem que dar uma boa base de apoio durante os exercícios e assim evitar lesões e acidentes. O primeiro da lista são os calçados utilizados por atletas bodybuilder, estilo boxer. Eles têm canos longos o que proporciona estabilidade aos tornozelos, protegendo-os contra torções. Elas possuem um solado antiderrapante, pois foram desenvolvidos para o boxe. Se a sua panturrilha é muito larga, não há com o que se preocupar pois elas possuem elasticidade muito grande. O solado é sem ondulações o que facilita nos exercícios de agachamento livres.
A outra opção é o tênis de basquete. O solando firme promove mais estabilidade aos movimentos. Eles possuem um pequeno salto nos calcanhares o que pode ajudar a minimizar o impacto. Eles são duráveis, antiderrapantes e mais discretos comparados às botas de boxes.
Uma boa opção são tênis utilizados para o basquete |
Já é muito popular entre os bodybuilders gringos |
Um modelo ainda pouco encontrado no Brasil, são os 'cross shoes'. Com a popularização da modalidade Cross Fit, certamente eles chegarão com força total. Os sapatos são muito próximos aos utilizados pelos bodybuilders nos levantamentos básicos, com relação as características. Os cross shoes têm solado plano, com reforço nas laterais e deixa o pé estável.
O All Star, que como já citado, era muito utilizado por Schwarzenegger. Ele é anatomicamente possível de ser usado nas academias: solado reto, antiderrapante e firme. É uma opção real para levantamentos básicos.
E por último, os pouco populares e caros os tênis desenvolvidos para os powerlifters - atletas de levantamento de peso super pesado. Eles são projetados para não derrapar, não deslizam, deixam os tornozelos estáveis e não cedem para frente com a maioria dos tênis. Então para quem quer levar o treino a sério, pode se organizar que vale a pena adquirir o calçado, apesar de ser caro, eles são praticamente para a vida toda.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade