O Dia das Mães é a segunda melhor data de vendas para o comércio, atrás apenas do Natal. Neste ano, a data será comemorada no dia 14 de maio. Desde o momento em que os filhos nascem, as mães se dedicam para eles, que querem demonstrar amor e gratidão com um presente no dia delas. Mas isso não pode ser sinônimo de endividamento, o que costuma acontecer neste período do ano.
Para evitar este tipo de problema, é preciso planejar a compra. O primeiro passo é escolher o presente e pesquisar o valor, tanto em lojas quanto na internet, para saber se o valor se encaixa no orçamento. O educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos divide o consumidor em três grupos: investidor, equilibrado e endividado. "O investidor tem uma reserva de dinheiro e pode pedir desconto na compra à vista. O equilibrado, que não tem reserva nem dívidas, deve parcelar a compra, mas é preciso que o valor da parcela caiba no orçamento", explica.
Leia também:
Já os endividados devem pensar duas vezes antes de realizar a compra. "O endividado controlado, que tem a dívida e paga em dia, deve ponderar se cabe mais uma dívida em seu orçamento. Se couber, a compra pode ser realizada", diz Domingos. Já o endividado inadimplente deve se controlar. "Às vezes algo que não custa muito também pode deixar a mãe feliz, como um passeio, um almoço feito pelo filho ou um cartão", diz o especialista.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!