Servidores da Guarda Municipal e agentes de transporte vinculados à Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob) serão deslocados, a partir desta quinta-feira (4), para reforçar a fiscalização e ordenamento do trânsito durante o Carnaval de Salvador. De acordo com o prefeito ACM Neto (DEM), é este o plano de contingência adotado pela prefeitura para suprir a falta dos agentes que cruzaram os braços na última terça-feira (2). Se for necessário, até 100 agentes de transporte serão deslocados para a operação de trânsito.
“A paralisação é parcial, porque uma parte dos agentes, dos supervisores está trabalhando. Trabalharam ontem, trabalharam no Rio Vermelho e vão continuar trabalhando. E quem trabalhar vai ser remunerado. Quem não trabalhar vai ter o seu ponto cortado. Essa é uma decisão que já foi tomada e a justiça já declarou a greve ilegal”, afirmou o prefeito durante reunião de balanço do primeiro dia de Carnaval com os secretários de governo.
Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO |
Os agentes, ligados à Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram), cruzaram os braços na última terça-feira (2), inicialmente por 48 horas, cobrando um reajuste no valor oferecido pela prefeitura para a operação e carnaval, de R$ 2.068, além do salário. Mas, na manhã desta quinta-feira (4), eles se reuniram em nova assembleia e decidiram parar por tempo indeterminado.
Dos cerca de 1,2 mil agentes de trânsito e transporte, aproximadamente 200 aderiram à paralisação, de acordo com o diretor da Astram Neilson Jesus. “Nós fizemos uma assembleia hoje e mais de 200 servidores estão parados. A greve continua, por enquanto, por tempo indeterminado”, disse Neilson. Segundo ele, o sindicato vai acionar o setor jurídico e o Ministério Público para resolver a questão do ponto cortado.
De acordo com o prefeito, o valor é o mesmo do ano passado porque “há uma crise econômica no país que precisa ser compreendida”.
Poder de multa
Enquanto os agentes de trânsito não voltam ao trabalho, tanto a Guarda Municipal quanto os agentes de transporte terão poder de multa durante o Carnaval. “Nós vamos ter o efetivo necessário para garantir a operação normal e tranquila do trânsito da cidade, sem prejuízo, como aconteceu no ano passado e como já aconteceu esse ano no dia de ontem e no dia de sexta-feira, no Rio Vermelho”, disse Neto.
Segundo o prefeito, embora trabalhem no setor de transporte, os agentes da Semob são experientes e têm legitimidade institucional para exercer o trabalho no trânsito da cidade.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade