Baiana Formiga será a porta-bandeira do Brasil no Pan


Foto: Divulgação COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) escolheu na manhã deste domingo (26) a baiana Miraildes Maciel Mota, a Formiga, como a atleta que carregará a bandeira do país na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Considerada um dos ícones na história do futebol feminino nacional, Formiga conquistou junto a seleção feminina medalha de ouro no Pan, neste sábado (25). A cerimônia de encerramento acontece neste domingo, a partir das 20h45 (de Brasília), no estádio Rogers Center.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, justificou a escolha da jogadora para segurar a bandeira do país. “A atleta atravessou várias gerações, sempre atuando em alto nível e liderando a equipe com uma postura exemplar. O Comitê Olímpico do Brasil tem muito orgulho em ter uma atleta deste nível na delegação”, disse.

O ouro de Formiga no Pan se juntou à galeria da atleta de medalhas. Além desta, ela já conquistou outras três medalhas: ouro em Santo Domingo 2003 e Rio 2007 e prata em Guadalajara 2011. Atualmente com 35, a meiocampista da Seleção Brasileira disputou cinco edições de Jogos Olímpicos, um recorde na modalidade, e conquistou duas pratas, em Atenas 2004 e Pequim 2008. Foi ainda vice-campeã mundial em 2007 e terceira colocada em 1999.

“Agradeço muito por mais essa oportunidade. Foi uma surpresa. Estou fazendo o que mais amo, ao lado das minhas companheiras.  Sozinha eu não teria conseguido essa oportunidade. Agradeço muito a elas.  Só tenho que agradecer ao COB. Isso nunca passou pela minha cabeça. Vamos seguir em frente e dar força para o futebol feminino chegar ao topo”, contou Formiga.