Após 12 anos, Ilhéus, cidade do sul da Bahia, volta a receber a Etapa Nacional de Triathlon, que acontece no sábado (24), a partir das 15h. O retorno da competição na cidade, que é berço da modalidade no país, recoloca Ilhéus no mapa das grandes competições esportivas.
O evento promete atrair atletas de todo o Brasil, incluindo pódios em mundiais e o atual campeão brasileiro de triathlon. A competição deste ano também se destaca por um aumento na participação de mulheres e atletas PCD. Os atletas locais federados terão direito à inscrição gratuita, um benefício para reforçar a prática esportiva local.
Leia mais:
A natação entre 300 a 1500 metros vai ocorrer em águas tranquilas. O ciclismo, com altimetria acumulada de 200m em 40km e inclinação máxima de 5,6%, vai passar pela Ponte Jorge Amado. Já a corrida de 10 km vai percorrer o centro histórico da cidade, permitindo o contato com a arquitetura e história local.
Após a competição, a festa de premiação será realizada no Jardim Atlântico Beach Resort, onde os campeões da prova e do ranking 2024 serão homenageados.
A expectativa é que a competição movimente hotéis, restaurantes e comércios, fortalecendo a economia local. Além disso, a tarde de sábado foi selecionada de forma estratégica pelos organizadores, para que o público possa ir às ruas, torcer e vibrar, recriando a atmosfera calorosa e animada que sempre marcou Ilhéus.
O evento terá cobertura completa da TV Santa Cruz, filiada da Rede Bahia no sul e extremo sul do estado. É organizado pela Federação Baiana de Triathlon e a Prefeitura Municipal de Ilhéus.
Competição volta a Ilhéus após 12 anos: entenda por que a cidade é berço da triathlon
Ilhéus foi uma das pioneiras na organização de competições de triathlon no Brasil. O primeiro evento de triathlon nacional foi realizado na cidade sul baiana, na década de 1980, o que ajudou a estabelecer o município como um centro importante para o esporte.
Além disso, Ilhéus possui um ambiente natural ideal para a prática do triathlon, com praias para natação, estradas e trilhas para ciclismo, e percursos variados para corridas. A cidade também tem produzido atletas de destaque no triathlon, como Luiz Alberto de Lima, Patrícia Amorim e Felipe Gomes.