CBF corrige ranking de clubes e Palmeiras assume liderança


RANKING 2012

Um dia depois de divulgar o ranking de clubes para temporada 2012, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nova lista corrigida. O Palmeiras é o verdadeiro líder e o Santos, que havia pulado do 10º lugar para pontar, é o 2º. O Bahia subiu da 19ª coloção para o 14º posto, enquanto o Vitória segue em 20º.

A revisão feita este ano acrescenta pontos referentes aos campeonatos brasileiros disputados entre 1959 e 1970, que só foram reconhecidos pela entidade máxima do futebol brasileiro este ano. A CBF havia deixado de lado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967, ano no qual o Verdão conquistou dois títulos nacionais equivalentes ao Brasileiro. Além do Robertão, ganhou a Taça Brasil.

Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (14), a CBF diz que “constatou ter havido uma falha de contagem. Dada essa constatação, estamos, pelo presente, publicando as tabelas corrigidas”. No complemento do comunicado, informa mais uma mudança no ranking. “Com as correções efetuadas, a SE Palmeiras é o primeiro clube do RNC [Ranking Nacional dos Clubes], vindo o Santos FC em segundo, assim como invertem-se as posições de Inter (passa para 7º) e Cruzeiro (para 8º). As demais posições permanecem as mesmas”.