Quando Daniel Alves, lateral do Barcelona, comeu uma banana que foi jogada em sua direção, o ato repercutiu no mundo, o tornando um dos ícones contra o racismo no futebol. O caso mais recente, ocorrido com o goleiro Aranha, do Santos, também repercutiu muito. Quem não perdeu a chance de falar sobre o que aconteceu na partida entre Santos e Grêmio foi Pelé, que afirmou que o goleiro santista havia se precipitado em querer brigar sobre o ocorrido. Diante das declarações, Daniel criticou o posicionamento do Rei do Futebol.
“Não compartilho a opinião dele. Acho que temos que denunciar o feitor dessa atitude, temos que ridicularizá-lo perante todo mundo e apresentar quem realmente está fazendo isso, para que quando os outros queiram ter essa atitude eles saibam que serão ridicularizados. Uma pessoa afrodescendente como o Pelé, deveria ter um outro conceito em relação a isso. Essa atitude é o mesmo que lavar as mãos, sabe? Parece: ‘eu não opino porque, de repente, não sei que opiniões vão ter sobre minha opinião?'. Discordo dele", disse Daniel em entrevista ao site Terra.
Daniel diz que certas coisas que acontecem no futebol, como um xingamento é até aceitável. Mas, que descriminar uma pessoa pela cor da pele e ainda insistentemente, não é possível aceitar, tem que ser denunciado.
“Eu disse que não julgaria as atitudes do futebol, mas certos tipos não dão. Tudo tem um limite. Um insulto é uma coisa, porque você está ali no calor do jogo, na adrenalina... Mas com relação a isso, estamos falando de algo mais sério. Não é ‘filho de tal’, isso é um insulto de jogo, você está quente, torcendo, e pode escapar. Eu vi as imagens, era insistentemente falado. Não foi um ‘ah...’, foi um ‘ah, ah, ah...’ e continuou falando. Acho que temos de denunciar isso, se não vai continuar acontecendo”, finalizou. Veja também Caso Aranha: Patrícia Moreira e outros três são indiciados por injúrias raciaisPágina racista é criada no Facebook em apoio a Patrícia MoreiraGoleiro vítima de racismo foi expulso em jogo da Série D
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade