A atleta Lais Souza apresentou melhora no quadro neurológico e já mexe os ombros, segundo o médico Antônio Marttos Junior, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Lais está internada em Salt Lake City, nos EUA, depois de sofrer um grave acidente na terça-feira quando treinava para os Jogos Olímpicos de Inverno. Apesar do quadro ser considerado grave, Lais já está consciente.
Marttos Junior deu entrevista por telefone ao SporTV comentando o caso. Ele disse que a esquiadora não tinha movimentos do pescoço para baixo até a terça. "Felizmente a Lais hoje (quarta) apresentou um pequeno quadro de melhora neurológica, conseguiu mexer os ombros, algo que ela não conseguia até ontem (terça-feira). É um processo muito inicial, ela ainda está na fase aguda do trauma e qualquer prognóstico é difícil de ser definido ainda. Mas está estável. É importante dizer que ela está acordada. Interage com todo mundo que está ao redor dela", explicou o médico.
O médico disse que a atleta passou bem a noite e está animada porque a mãe vai chegar ao hospital nesta quinta-feira. "A Lais é uma pessoa mentalmente muito forte e está realmente pronta para enfrentar o que for acontecer. Ficou muito contente quando soube que a mãe dela chegará aqui. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) confirmou a chegada dela para esta quinta-feira. Ela está sabendo de todas as manifestações de carinho da família e dos brasileiros. Está com um moral muito bom para ela enfrentar essa batalha que tem pela frente", diz.
O processo de evolução do quadro da atleta deve ser demorado. O médico diz que esse processo pode durar meses. "O inchaço da medula dela vai diminuindo com o tempo e só depois de dias, semanas ou meses vamos saber qual será o prognóstico final. É um bom sinal essa melhora do quadro neurológico de terça para quarta. Essa primeira semana, dado o trauma medular que a Lais teve, é muito importante. Está em Unidade de Terapia Intensiva. Com toda uma equipe para prevenir qualquer complicação. (...) Amanhã (quinta) será feita uma nova intervenção cirúrgica, que é um processo inicial na recuperação da Lais a longo prazo", detalhou.
Marttos explicou ainda que Lais não mexeu os braços, como foi dito pelas redes sociais pela atleta Josi Santos. Segundo o médico, o que houve foi o movimento dos ombros, que acabou gerando deslocamento do braço. "Eu conversei com a Josi. Na verdade, o que acontece é que ele mexia o ombro e o braço saía do lugar, mas a movimentação que ela tem no momento é do ombro. Ela não tem a movimentação dos braços ainda. Mas a boa notícia é que mexeu os ombros de forma objetiva", conta Marttos.
O acidente aconteceu durante um treino na terça. A atleta esquiava quando perdeu o controle e bateu contra uma árvore. Laís se preparava para disputar as Olimpíadas de Inverno na modalidade Aéreos do Esqui Estilo Livre. Na quinta, Laís passa por nova cirurgia, fazendo uma traquiostomia, para facilitar a respiração. Matéria original: Correio* Estado de Lais Souza melhora e ela já mexe ombros, diz médico do COB
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade