O pouco entrosamento com os companheiros ainda revela um boleiro meio tímido, mas o chileno Bahiron Roberto tem planos bem arrojados para a sua carreira. Prestes a fazer 23 anos, o volante que batia bola com o mago Valdívia no início da carreira, no Colo-Colo, do Chile, vai tentar a sorte no time genérico, de Ilhéus, por onde vai disputar o Campeonato Baiano 2011. O objetivo já está traçado: chegar a qualquer um dos principais clubes do Brasil.
O Colo-Colo baiano é para Bahiron Roberto uma porta de entrada no futebol brasileiro. "Estou muito feliz de estar aqui. Venho para ganhar experiência e jogar, quem sabe, no Corinthians ou no Flamengo", diz o atleta. Recém-chegado, aos poucos ele vai criando intimidade com os colegas. Tanto que já recebeu o nome de 'Roberto Chileno' e alguns até já sabem da parceiragem com Valdívia, hoje no Palmeiras.
"Joguei com o Valdívia no Colo-Colo, em 2005. Eu estava saindo do júnior para o profissional e ele já era a sensação do momento. Desde aquela época ele já recebia o apelido de 'Mago'. Mas sou muito amigo mesmo é do irmão dele, o Cláudio", diz Roberto Chileno. Apesar da pouca idade, o jogador já esteve em clubes da Alemanha e da Itália. Esta é sua primeira passagem no futebol brasileiro e a escolha é mais ou menos óbvia. "Sou colocolino, torcedor do Colo-Colo, e vim para cá porque o nome do time é igual".
Roberto Chileno admitiu o pouco conhecimento do futebol local. A exceção, por menor que seja, fica por conta do Vitória. "Tudo para mim vai ser novidade aqui. Vi o Vitória jogar porque era Série A, mas não acompanho o Bahia". Antes de pensar em Corinthians e Flamengo, o volante quer fazer bonito no Baianão 2011. "Nosso time pode fazer um bom campeonato. E, depois, seja o que Deus quiser".
Colo-Colo - Campeão Baiano de 2006, o Tigre estreia na competição de 2011 no dia 16 de janeiro, contra o Vitória, no Barradão. Até lá, o elenco continua a preparação. De acordo com o presidente José Maria, mais dois reforços devem chegar. Um dos jogadores conhecidos é o meia Inho Baiano, que já defendeu o Bahia. O técnico é Quintino Barbosa. Ano passado, o time disputou escapou do rebaixamento no quadrangular da morte.
Ficha técnica do jogador
Nome: Bahiron Roberto Bahamondes Carreño (Roberto Chileno)
Data de nascimento: 22 de janeiro de 1988 - 22 anos
Local: Santiago, capital do Chile
Peso: 78 kg
Altura: 1,75
Clubes: Colo-Colo (Chile), Trasandino de Los Andes (Chile), Udinese (Itália), Westfalia Rhynern (Alemanha, 5ª divisão)
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!