iBahiaFC, com informações do Globoesporte.com
[email protected]
Dentre todas as tarefas passadas pela Fifa ao Comitê Organizador da Copa de 2010, a mais bem cumprida, sem dúvida, foi a construção e reforma dos estádios. Dos dez que receberão os jogos do torneio, "três estão entre os sete melhores do mundo", gosta de repetir Danny Jordaan, diretor executivo do Comitê. E os elogios são reforçados pela própria Fifa, que considera as arenas da África do Sul superiores às da Copa anterior, na Alemanha.
"Consultamos vários especialistas que nos deram uma visão muito positiva dos estádios, nos disseram que eles são melhores do que aqueles utilizados na Copa de 2006. Esse é sem dúvida um dado importante, que reforça a capacidade da África do Sul de organizar um Mundial", elogiou Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa.
As três maiores estrelas são o Soccer City, palco da abertura e da final, que recebeu reformas profundas e se transformou totalmente, além do Moses Mabhida, em Durban, e do Green Point, na Cidade do Cabo - ambos construídos especialmente para o evento. Outros três também foram erguidos por causa da Copa: Porto Elizabeth, Polokwane e Nelspruit. Os quatro restantes já existiam e passaram por poucas reformas - o Ellis Park, em Joanesburgo, e os de Pretória, Bloemfontein e Rustemburgo.
Os dez já estão prontos por dentro, faltando apenas alguns reparos no entorno do Soccer City. Apesar disso, o estádio já foi inaugurado no mês passado. O de Nelspruit, que tinha problemas na grama, recebeu o terceiro plantio em março e, segundo a Fifa, já está em condições de receber suas quatro partidas no torneio.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!