O Flamengo anunciou nesta segunda-feira (30) a demissão do técnico Tite. Em um comunicado, o clube informou que Filipe Luís, que estava no sub-20, assumirá interinamente o comando da equipe.
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente", diz o comunicado divulgado pelo Flamengo.
Leia também:
Tite deixa o clube dois dias antes do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, marcado para quarta-feira (2), contra o Corinthians, no Maracanã.
Em sua última partida à frente do Flamengo, na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, no domingo (29), Tite foi alvo de muitos xingamentos da torcida antes, durante e após o jogo. Suas escolhas foram especialmente contestadas após a eliminação da Libertadores para o Peñarol.
Na coletiva após a partida contra o Athletico-PR, nove horas antes do anúncio de sua demissão, Tite afirmou que se sentia respaldado pela diretoria do Flamengo. "Respaldo da direção é constante, diário, de todos os momentos. Quando fala de fortalecimento de uma equipe toda, ela vem dentro das hierarquias. A hierarquia superior, que é a direção com o Flamengo, a comissão técnica e os atletas. (...) O trabalho só vai ser devidamente julgado quando tiver o seu término. Agora é oportuno ou inoportuno, no meu caso. Eu tenho uma atenção: de representar com dignidade o cargo para o qual fui convidado, disso eu não abro mão", falou.
Tite deixa o Flamengo com pior ataque da Era Landim e só sexto melhor aproveitamento
O Flamengo foi o primeiro trabalho de Tite após seis anos no comando da seleção brasileira. No total, o técnico dirigiu a equipe em 68 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, resultando em um aproveitamento de 65,7%. Apesar de ser um número considerável, esse percentual está abaixo do desempenho de quatro dos nove treinadores que passaram pelo clube durante as duas gestões do atual presidente, Rodolfo Landim, entre 2019 e 2024.
Tite chegou ao Flamengo em outubro do ano passado, sendo seu primeiro trabalho após deixar a Seleção no fim de 2022. Inicialmente, ele afirmara que não treinaria um time brasileiro em 2023, mas aceitou o desafio de comandar o Flamengo, que já estava eliminado das copas. Sob sua liderança, a equipe terminou o Brasileirão em quarto lugar.
A temporada de 2024 começou de maneira promissora, com o Flamengo conquistando o título carioca de forma invicta, sofrendo apenas um gol em uma partida em que atuou com reservas. No entanto, a situação mudou a partir do meio do ano. Com desfalques por convocações e lesões, Tite não conseguiu encontrar uma boa sequência para a equipe.
Eliminado da Libertadores por um Peñarol com um orçamento muito inferior, o Flamengo ocupa a quarta colocação no Brasileirão, a nove pontos do líder Botafogo, mas com um jogo a menos. O clube agora deposita suas esperanças de título na Copa do Brasil.
Sob o comando de Tite, o Flamengo disputou 70 jogos, conquistando 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 65,7% dos pontos.
Aos 39 anos, Filipe Luís, que assume o Flamengo de forma interina, foi lateral do clube de 2019 até o fim de 2023, quando se aposentou. No início deste ano, tornou-se técnico do sub-17 do clube e, em junho, passou a comandar o sub-20.
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!