|
Blatter: 'o Rio é a cidade mais atraente para abrir uma Copa' |
Favorita para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, São Paulo ganhou um rival de peso: o presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou ao jornal "O Estado de S. Paulo" que gostaria de ver a primeira partida do Mundial do Brasil no Rio de Janeiro, que receberá a final no Maracanã.
"Há definitivamente uma competição entre Rio e São Paulo para obter a abertura. Mas já demos o centro de mídia para o Rio e a sede da organização da Fifa será no Rio. Portanto, a cidade mais adequada para receber a abertura é mesmo o Rio de Janeiro. O futebol brasileiro é o Rio. E para o mundo, o Rio é a cidade mais atraente para abrir uma Copa, sem dúvida", disse Blatter.
São Paulo descartou o Morumbi no seu projeto para o Mundial e escolheu o estádio do Corinthians, que está sendo construído em Itaquera, como sede. Na última sexta-feira, uma comitiva da Fifa visitou as obras, que começaram em 30 de maio e devem terminar em fevereiro de 2014, com custo orçado de R$ 820 milhões.
A Fifa anunciará oficialmente as sedes da Copa alguns dias antes da reunião anual do Comitê Executivo em 20 e 21 de outubro. Doze cidades foram escolhidas pelo Comitê Organizador para receber 2014: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).