Destaque nas Olimpíadas de Paris-2024, Tatiana Weston-Webb, a surfista bateu a costa-riquenha na semifinal e já garantiu uma medalha inédita para o Brasil no surf feminino nesta segunda-feira (5). Com a final programa para às 22h, resta saber se a atleta ficará com a prata ou o ouro.
Filha de uma brasileira e de um britânico, a medalhista olímpica do Brasil nasceu no Rio Grande do Sul, mas foi morar no Havaí ainda na infância. Ela também chegou a disputar as Olimpíadas de Tóquio 2020 pelo Brasil e conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
Leia mais:
Ela chegou a ter a chance de representar as nacionalidades do Havaí e dos Estados Unidos, mas escolheu o pais natal e não se arrepende. A surfista é herdeira do inglês Douglas Weston-Webb com a bodyboarder Tanira Guimarães.
"Era uma decisão difícil no momento, só que daí eu comecei a pensar como meu coração sentia. Foi fácil depois disso. Eu me sentia muito mais brasileira do que havaiana, não sou havaiana. Nem sou dos Estados Unidos. Eu me sinto muito mais brasileira do que tudo. Eu escolhi representar nosso país e foi uma escolha incrível, mudou minha vida", afirmou Tati ao site do COI.
Tatiana emplacou o nome dela nas paradas de sucesso do surf em 2015 após vencer o World Women's Qualifying Series. No mesmo ano, ela garantiu o prêmio Rookie of the Year, título entregue para a melhor estreante.
No ano seguinte, ela conquistou as etapas do circuito mundial em Huntington Beach, nos Estados Unidos e em Margaret River, na Austrália. Nos recentes Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, ela foi medalha de ouro e como consequência entrou para os Jogos Olímpicos.
Tatiana Weston-Webb fora das águas
O coração de Tatiana Weston-Webb também pulsa por um brasileiro. Ela é casada com o também surfista Jesse Mendes. Eles estão casados há um ano.