Jovens talentos

Sonhos de um campeão: conheça o projeto social que leva muay thai como ferramenta de educação a crianças de Salvador

Através da prática esportiva a iniciativa, liderado pelo professor Helton Lopes ensina valores como respeito, disciplina e hierarquia; veja detalhes

Redação iBahia
02/05/2022 às 18h30

3 min de leitura
Foto: Divulgação

O projeto social Sonhos de um Campeão, fundado em 2021, utiliza da arte marcial tailandesa, muay thai, como ferramenta de educação para crianças do subúrbio de Salvador. A ação foi criada para que diversos jovens pudessem não só ter o acesso a prática esportiva, mas para que pudessem também acreditar nos seus próprios sonhos, sejam eles quais forem.

Através da prática esportiva, o programa, que é liderado pelo professor e atleta de MMA e também muay thai, Helton Lopes, de 36 anos, ensina valores como respeito, disciplina e hierarquia. O mestre almeja proporcionar um futuro de qualidade para a nova geração, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

“O projeto vem da minha vontade de fazer a galera confiar mais neles. Muitos meninos tem o costume de não acreditar nos seus sonhos e eu acredito nos meus sonhos sempre desde muito novo. Todos passamos por dificuldades, adversidades, mas tem que confiar que vamos passar por essas situações e conseguir vencer”, disse ele em entrevista ao iBahia.

Foto: Divulgação

Ele sustenta o projeto juntamente com o diretor de esportes, Felipe Lucas, que é quem ajuda e dá suporte às crianças da comunidade. “A gente quem tá na guerra para trazer alegrias para essas crianças.”, continuou. Atualmente o projeto atende cerca de 100 crianças.

Para participar do projeto é simples, o professor pede que o responsável pague uma taxa “simbólica” no valor de R$ 50. Esse valor é destinado a compra de uma camisa – a mesma é utilizada em todas as aulas. O responsável deve comparecer com os dados da criança até a sede localizada em Campinas de Pirajá e é imprescindível que o jovem esteja frequentando a escola regularmente.

Foto: Divulgação

Para ajudar o projeto basta entrar em contato com o professor através do WhatsApp: (21) 98039-4955 ou do Instagram. Vale destacar também que além das artes marciais, o projeto oferece aula de Inglês com o professor Yure Reis todas as quintas-feiras.

Conheça mais sobre Helton Lopes

Filho de pais divorciados, Helton passou por dificuldades financeiras na infância e viu seus irmãos enveredarem pelas drogas. Um deles, inclusive, perdeu a vida. Na juventude, ele vendia lanches e acessórios para ajudar a mãe nas despesas da casa.

Helton e Felipe Lucas juntamente com as crianças do projeto. Foto: Divulgação

Foi jovem que ele conheceu o muay thai se tornou campeão estadual no Rio de Janeiro com a arte. De lá pra cá, passou pelo MMA, teve 18 lutas e somente duas derrotas. Atualmente Helton divide sua rotina de atleta com o comando do Centro de Treinamento Art Fighters.

Leia mais sobre Esportes no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias