O Flamengo segue sendo a maior torcida do país. Pelo menos é o que mostra a última pesquisa do 'Datafolha' sobre a preferência clubística dos brasileiros.
Feita poucos dias após o título, a pesquisa mostrou que 19% das pessoas acima dos 16 anos torcem para o Flamengo. Isso representa um aumento de 2% com relação às pesquisas feitas em novembro de 2007 e 2008, quando o clube aparecia com 17% da preferência nacional.
Significa também um distanciamento com relação ao Corinthians, que aparecia com 12% em 2007, havia alcançado 13% em uma pesquisa divulgada em 2008 e não teve variação em 2009.
O crescimento do Flamengo está dentro da margem de erro de dois pontos. Isso quer dizer que o time pode ter entre 17% e 21% dos torcedores do Brasil. Porém, os dois pontos a mais do Rubro-Negro acabam com o empate técnico que existia com o Corinthians em 2008. O time paulista pode ter entre 11% e 15% das preferências, contando a margem de erro.
Fora do Rio de Janeiro, a pesquisa também aponta o Flamengo como o clube que mais atrai torcedores. No Nordeste, o número é de 25%. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, são 30%. Sendo que nenhum outro clube ultrapassa os 10% na preferência dos entrevistados.
Entre os torcedores que de 16 a 24 anos, o Flamengo segue sendo líder. A pesquisa mostrou que 23% do público dessa idade torce para o clube.
O 'Datafolha' entrevistou, entre os dia 14 e 18 de dezembro de 2009, 11.258 pessoas acima de 16 anos para realizar esse estudo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O São Paulo, apesar das recentes conquistas de Brasileirão, segue com 8%, mesmo índice alcançado em 2007. O Palmeiras subiu de 6% para 7%, enquanto o Vasco caiu de 6% para 5%, variações que estão dentro da margem de erro.
Entre os times gaúchos, uma pequena variação. Na pesquisa anterior, o Grêmio tinha 4% da preferência nacional, contra 3% do Inter. Agora, os dois estão empatados com 3%. Entre os mineiros, nenhuma mudança em relação ao último levantamento: o Cruzeiro tem 3% e o Atlético-MG tem 2%.
*Com informações do Globo Esporte
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!