Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > fervo das cores
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Fervo das Cores

'Queria ensinar', diz 'A Travestis' após ficar de 4 em universidade

Vídeo mostra cantora fazendo dança erótica em mesa de universidade pública na Bahia. 'A Travestis' esclareceu a polêmica no videocast Fervo das Cores

Jonattas Neri • 07/06/2024 às 6:00 • Atualizada em 12/06/2024 às 19:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Após ficar de quatro na mesa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no final do ano passado, a cantora Tertuliana, conhecida como 'A Travestis', revela que a dança erótica teve o objetivo de ensinar às pessoas que o funk e o pagode devem ser valorizados como cultura popular.

Em um vídeo que circula na internet, a artista sobe na mesa e realiza a performance da música 'Murro na Costela' durante um seminário na universidade pública. Cantando seu principal single, Tertuliana faz menção ao ato sexual. A revelação foi dada ao videocast Fervo das Cores, do iBahia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

"Primeiro, eu fiz uma roda de conversa com todos os alunos presentes e, em seguida, realizei a performance. Poxa, geralmente as professoras são chatas e só escutam MPB. Eu sou pagodeira, sou funkeira. Quero ir pra sala de aula e agir como funkeira. Por que tenho que agir como uma pessoa classista? As expressões da periferia são vistas de forma negativa na sociedade", destaca 'A Travestis'.


				
					'Queria ensinar', diz 'A Travestis' após ficar de 4 em universidade
A Travestis esclarece polêmicas durante o videocast Fervo das Cores. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A artista, que também faz mestrado em Cultura e Sociedade, ainda afirma que é importante impactar a sociedade para reconstruir os modelos instaurados historicamente. "Eu queria ensinar que o funk e o pagode podem e devem ser valorizados como cultura popular", afirma.

A Travestis explica outras polêmicas no videocast Fervo das Cores

Em 2021, a cantora se envolveu em outra polêmica ao queimar uma bandeira do Brasil durante uma apresentação em Feira de Santana, cidade que fica a 100 km de Salvador. O protesto aconteceu enquanto a artista cantava a música ‘Abaixa o preço do gás’. Fãs presentes na casa de show aplaudiram e gritaram em sinal de apoio.

"Na época, vivíamos sob o governo Bolsonaro e carecíamos de políticas públicas e apoio para a população trans e travesti. Queimar a bandeira significa denunciar as mazelas que enfrentamos. Eu quis chamar a atenção sobre os crimes praticados contra travestis no Brasil", revela.


				
					'Queria ensinar', diz 'A Travestis' após ficar de 4 em universidade
A Travestis esclarece polêmicas durante o videocast Fervo das Cores. Foto: Divulgação

O videocast, que já é conhecido por abordagens informativas sobre temas ligados à população LGBTQIAPN+, mergulhou no universo de vivências trans e travestis. Os convidados da semana foram a cantora Tertuliana Lustosa e o produtor audiovisual João Hugo. A atração é comandada por Victor Silveira e Jonattas Neri. Já a direção e edição é de Lucas Andrade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FERVO DAS CORES :

Ver mais em Fervo das Cores