Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > festival de verão
Whatsapp Whatsapp
Literatura, rock e reggae

Festival de Verão: 5 coisas que você não sabe sobre Gabriel O Pensador

Gabriel O Pensador se apresenta no Festival de Verão ao lado de Lulu Santos, no domingo, 28 de janeiro

Julli Rodrigues • 01/12/2023 às 13:38 • Atualizada em 02/12/2023 às 12:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Entre os grandes encontros que o Festival de Verão 2024 vai promover nos dias 27 e 28 de janeiro, no Parque de Exposições, está a colaboração entre Lulu Santos e Gabriel O Pensador. O show será uma nova oportunidade de ver no palco a parceria de longa data entre os artistas, já que Lulu é um dos coautores de um dos maiores sucessos do rapper: "Cachimbo da Paz", lançada em 1997.


				
					Festival de Verão: 5 coisas que você não sabe sobre Gabriel O Pensador
Gabriel O Pensador se apresenta no Festival de Verão ao lado de Lulu Santos, no domingo, 28 de janeiro. Foto: Divulgação/Luringa

Dono de grandes hits que marcaram época nos anos 90 e 2000, Gabriel O Pensador tem uma trajetória marcada por curiosidades e experiências que vão muito além do rap. O iBahia listou alguns desses fatos.

Leia mais:

Confira:

O sample como linguagem

O uso de "samples" - pequenos trechos de outras músicas ou gravações já existentes - é uma prática comum no rap. Gabriel O Pensador usou e abusou dessa estética ao longo da carreira, e uma das provas é o polêmico hit "Tô Feliz (Matei o Presidente)", lançada em 1992, que aproveita uma amostra de "Just an Illusion", do trio britânico Imagination. Já no álbum "Quebra-Cabeça", de 1997, o megahit "2345meia78" contém um sample do sucesso "Good Times", lançado nos anos 70 pelo conjunto Chic.

Bob Marley como ídolo

No início da carreira, Gabriel se dizia muito inspirado por rappers como Ice Cube e Dr. Dre, mas também fazia questão de ressaltar sua admiração por um artista de outro gênero, totalmente diferente do rap: Bob Marley. Em um perfil publicado no Jornal do Brasil, em outubro de 1993, Gabriel responde o nome do artista jamaicano ao ser questionado "Quem gostaria que fizesse uma música para ser cantada por você?". Ele também cita Bob Marley ao falar sobre cantor favorito e ídolo.

Padrinho do grupo Detonautas


				
					Festival de Verão: 5 coisas que você não sabe sobre Gabriel O Pensador
A banda Detonautas, o cantor Gabriel o Pensador e a ex-esposa dele, Ana Lima, em 2001. Foto: J. Osman / Reprodução

Em 2000, Gabriel se tornou padrinho musical da primeira banda formada por meio de chats da internet no Brasil: o Detonautas Roque Clube, liderado por Tico Santa Cruz. Ele participou de diversos shows do grupo carioca de rock. Em 2005, o Detonautas foi convidado pelo rapper para uma participação na faixa "Sorria", do álbum "Cavaleiro Andante". Em 2021, a parceria se renovou com o lançamento de "Racismo É Burrice", atualização do hit "Lavagem Cerebral", de 1993.

Carreira literária


				
					Festival de Verão: 5 coisas que você não sabe sobre Gabriel O Pensador
Capas de livros publicados por Gabriel O Pensador. Foto: Reprodução

Também no início dos anos 2000, Gabriel começou a trilhar o caminho da literatura. O primeiro livro, "Diário Noturno", saiu em 2001 e trouxe um material autobiográfico. "Eu abri um canal de comunicação comigo mesmo e com os outros para falar de tudo que eu quisesse, da forma que eu quisesse sem pudor. Vai desde o amor à morte, Deus, Brasil, e política. É um complemento da música. Esse novo canal é totalmente livre", disse, em entrevista à revista ISTOÉ, à época do lançamento da obra. Em seguida, vieram outras obras, "Um Garoto Chamado Rorbeto" e "Meu Pequeno Rubro-Negro", que tiveram boas vendagens.

Viralizou no TikTok

A rede social de vídeos curtos costuma trazer de volta alguns sucessos do passado, e com Gabriel O Pensador não foi diferente. Uma "trend" com o hit "2345meia78", de 1997, ganhou espaço na plataforma entre 2021 e 2022: nela, os usuários dublam a canção que narra os "apuros" de um jovem com seu caderninho de telefones. A faixa já soma mais de 3 milhões de visualizações no TikTok.

@nicolelouise 2345Meia78 tá na hora de molhar o biscoito. @pablopaquier ♬ som original - Bia Gusmão

Festival de Verão Salvador 2024

  • Quando: Sábado (27) e domingo (28)
  • Abertura dos portões: 15h
  • Onde: Parque de Exposições de Salvador
  • Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos poderão ter acesso acompanhados pelos pais ou responsável legal.
  • Vendas On Line: Sympla
  • Vendas Físicas: Lojas South no Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Shopping Center Lapa e Shopping Paralela
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FESTIVAL DE VERÃO :

Ver mais em Festival de verão