Milton Luz de Oliveira, de 25 anos, é um exemplo de dedicação e sucesso na canoagem. Natural de Ubaitaba, cidade do sul da Bahia, conhecida por produzir campeões, ele foi classificado para o Mundial Maratona de Canoagem, que será realizado de 16 a 19 de setembro de 2024, em Metkovic, na Croácia.
Este campeonato tem uma peculiaridade: enquanto nas competições de Canoagem Velocidade, o competidor deve correr em uma linha reta, em competições de Canoagem Maratona, o atleta precisa remar grandes distâncias em águas calmas e cada corrida tem duração de aproximadamente 3 horas.
Leia também:
Início no esporte e trajetória até o Mundial Maratona de Canoagem
Milton iniciou na canoagem aos 8 anos, inspirado pelo irmão mais velho, Davi Luz. Treinando na Associação Cacaueira, no Rio de Contas, ele se destacou rapidamente. Ao longo de sua carreira, integrou a Seleção Brasileira de canoagem em Curitiba entre 2015 e 2017 e conquistou diversos títulos, incluindo tricampeão sul-americano, campeão pan-americano, hexacampeão brasileiro de velocidade e tricampeão de maratona. Ao todo, ele já coleciona mais de 60 medalhas em campeonatos regionais, nacionais e internacionais.
Preparação e rotina para o Mundial Maratona de Canoagem
Para se preparar para as competições, Milton divide seu tempo entre treinos intensivos e aulas para crianças no Projeto Remanso em águas baianas. Ele dedica cerca de 4 horas diárias aos treinos, que incluem atividades na água, academia e corrida.
"A classificação para o Campeonato Mundial de Maratona foi um grande marco na minha carreira. Representar Ubaitaba e o Brasil na Croácia será um momento especial", afirma Milton.
Vaquinha online para conseguir ir ao Mundial Maratona de Canoagem
Com a classificação garantida após a participação no Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona em junho deste ano, Milton está focado em representar bem o Brasil no Mundial, mas antes precisa conseguir recurso.
E, este é o grande desafio agora, arrecadar algo em torno de R$ 10 mil reais, isto porque o campeonato, não faz parte do cenário olímpico, os atletas classificados não recebem apoio da Confederação Brasileira para financiar sua participação, deixando todas as despesas por conta de cada atleta convocado.
Diante disso, Milton criou uma vaquinha online para cobrir as despesas. "Espero poder contar com todos nessa caminhada e representar nossa cidade, estado e o nosso país no maior evento de canoagem maratona do mundo", finalizou o atleta.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!