Com apenas 14 anos, Luis Felipe está chamando atenção não apenas na região norte da Bahia com o seu balé. O adolescente participou de um curso de duas semanas em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), em junho, e arrancou elogios de professores de todo o mundo. Após esse período, ele e sua mãe, Cristiane Eny, retornaram para o município de Senhor do Bonfim, onde moram, e ele segue fazendo aulas de dança.
O jovem bailarino, que nasceu em 2009, começou no balé em 2018, com apenas 8 anos, na escola de dança Ballet Cynthia Ramos, coordenada pela professora que hoje é sua maior inspiração.
Leia também:
"Ele tinha mais ou menos uns 8 a 9 anos e se dedicava muito nas aulas. Eu vi que ele era um menino que tinha futuro. No ano seguinte, ele começou a fazer balé e jazz e foi crescendo e se destacando", conta Chyntia Ramos, que foi a primeira professora de balé de Felipe.
Sua mãe, Cristiane Envy, destaca que desde criança o dançarino tinha flexibilidade e já gostava de balé. "Desde pequenininho ele já dançava em casa, escalava, sempre teve muita flexibilidade", lembra.
Bailarino de 14 anos criava coreografias em casa desde pequeno
Na época, uma vizinha de mesma idade fazia balé e o convidou para assistir uma apresentação de final de ano. Encantado pelo espetáculo, Felipe disse a sua mãe que queria ser bailarino. Com apoio da família, o jovem seguiu o seu sonho e realizou um curso de balé em Nova York, nos EUA.
"Raquel e Felipe eram vizinhos e amigos de infância. Ela fazia balé no Estúdio Chyntia Ramos desde os 5 anos e, quando ela chegava das aulas com as coreografias das apresentações, brincava com ele, mostrando o que tinha aprendido. Os dois tinham uma sintonia muito boa e uma amizade linda", conta Cleidiane, mãe de Raquel.
Por conta das suas apresentações, que sempre chamam atenção, Felipe soube das audições do curso na Academia Americana de Ballet (AAB), realizadas em outubro de 2023, em Salvador. O jovem se inscreveu sozinho no programa e surpreendeu a todos com a melhor pontuação.
Meses depois, em janeiro, ele foi confirmado no curso de férias da AAB. "O curso de Nova York foi através das aulas e eu fico muito feliz em falar que ele foi muito elogiado e não teve dificuldade para fazê-las", comenta a professora Chyntia Ramos.
Da aprovação até a grande viagem para os EUA, Felipe passou por acompanhamento nutricional e atividades físicas. Felipe e sua família realizaram rifas e campanhas para conseguir realizar o sonho de ir para Nova York para o adolescente fazer o curso de balé.
"Foram meses de preparação. Intensificamos as aulas de balé, tendo em média 3 horas de aula por dia. É muito satisfatório ver que nossa metodologia de ensino está tendo bons resultados", pontua Xandy Magalhães, professor de balé que acompanhou o Felipe no processo de preparação até o curso em Nova York.
A apresentação do baiano na AAB ocorreu no dia 30 de junho. Felipe e a mãe, Cristiane, chegaram nos Estados Unidos no dia 27. Com ajuda de uma família brasileira que reside em Nova York, eles receberam todo o suporte durante o curso.
"No mês de julho, fui para o curso AAB em New York e, além de ter experiência de fazer aulas de balé com alunos e professores do mundo inteiro, fiz amizades e laços. Essa experiência foi essencial para minha carreira, e me fez ter mais certeza do que eu quero”, afirma Luis Felipe.
Nas duas semanas de curso, o jovem bailarino foi muito elogiado por toda equipe de professores, que tinha nomes de todos os cantos do mundo.
Agora, Luis Felipe pensa em aprimorar tudo que aprendeu fora do país e quer atingir novos voos ainda maiores no balé. “Foi incrível dançar nos palcos de New York. Nem acreditei quando estava lá. Aprendi muito e agora tenho a meta de aperfeiçoamento da técnica para evolução", pontua.
Felipe diz que guardará os dias nos EUA na memória. "Posso dizer que foi um dos momentos mais felizes da minha vida, com certeza. Valeu a pena e deixou uma marca na minha trajetória", avalia o baiano.
Julia Gabriela
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!