Feira de Santana reforçou a campanha de vacinação contra a doença varicela, também conhecida como catapora, após a Bahia tornar-se o estado com o maior número de casos da doença em 2024. A vacinação segue em todas as 104 unidades de saúde da cidade, com quantidade limitada.
De acordo com dados da Secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Bahia ranqueia em número de casos de catapora, em 2024. Só este ano, foram registrados 743 pacientes e 19 surtos no estado, com 147 municípios afetados.
Leia também:
Em Feira de Santana, no ano 2023, foram 124 casos confirmados da doença. Este ano, até esta semana, são 35 confirmados.
A catapora, ou varicela, é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. Comumente observada em crianças, apresenta lesões cutâneas e prurido. A transmissão ocorre pelo contato com lesões ou secreções respiratórias. O tratamento envolve analgésicos, antitérmicos e anti-histamínicos, além de cuidados de higiene com água e sabão.
Vacinação contra a varicela em Feira de Santana: estoque é limitado
A campanha de vacinação contra a catapora segue em todas as 104 unidades de saúde de Feira de Santana. Contudo, a quantidade de vacinas disponíveis é limitada. A vacina ofertada é a tetraviral, que além de proteger contra a varicela, também imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.
A dificuldade na obtenção de insumos para a produção da vacina, reduziu a quantidade de doses distribuídas aos estados e municípios. Dessa forma, a quantidade de vacinações serão reduzidas.
De acordo com o calendário de vacinação, crianças de 15 meses de idade, que já foram vacinadas com a primeira dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), devem receber a dose de tetraviral ou, conforme disponibilidade, a tríplice viral combinada com a vacina varicela monovalente.
Já para as crianças de 4 anos, mesmo que já tenham tomado vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola anteriormente, podem receber a vacina tetraviral para completar o esquema de segunda dose de varicela.
Para vacinação, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de imunização. A aplicação das vacinas em crianças só é realizada na presença dos pais ou de um responsável legal.
Ketheleen Serra
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!