icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Aniversário da Princesa do Sertão

De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana

No aniversário de Feira de Santana, o iBahia reuniu 10 personalidades que fortalecem a história e a cultura da cidade

foto autor

Milena Brandão

18/09/2024 às 6:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Nesta quarta-feira (18), Feira de Santana, município a 100 quilômetros de Salvador, completa 191 anos de emancipação política. Localizada no interior da Bahia, Feira de Santana é conhecida pelo comércio pujante. Combinando tradição e modernidade, a segunda maior cidade do estado, se destaca também não só pela história rica e pela cultura diversificada, mas também por ser um celeiro de personalidades importantes, nascidas ou criadas aqui.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana. Foto: Divulgação

Pensando nisso e em comemoração ao aniversário da Princesinha do Sertão, o iBahia listou 10 figuras importantes para você conhecer mais e que são 'da terra'.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Veja a lista das 10 personalidades de Feira de Santana

1. Maria Quitéria

Conhecida pela participação na guerra pela Independência do Brasil na Bahia, Maria Quitéria é uma das figuras femininas mais transgressoras da história. Feirense, nascida em um distrito que hoje tem seu nome.

Mesmo com atributos mais que suficientes para integrar o Exército Brasileiro na luta contra as tropas portuguesas, Maria não podia servir. Para fazê-lo, se disfarçou de homem, era o 'Soldado Medeiros'.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
Conhecida pela participação na guerra pela Independência do Brasil na Bahia, Maria Quitéria é uma das figuras femininas mais transgressoras da história. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A coragem e bravura de Maria Quitéria foram reconhecidas pelos próprios colegas e também pelo então imperador Dom Pedro I. Mesmo tendo o disfarce descoberto, ela continuou nos combates e, ao longo da trajetória, recebeu várias honrarias.

Em Feira de Santana, um memorial no Casarão Olhos D'Água conta a história da heroína, que dá nome também a uma das principais avenidas da cidade.

2. Lucas da Feira

Para muitos, Lucas da Feira foi um bandido, para outros um herói. Lucas da Feira foi um negro escravizado que fugiu em 1828 e passou a ser perseguido. Viveu de caça e pequenos trabalhos de capina por quase dez anos.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
Para muitos, Lucas da Feira foi um bandido, para outros um herói. ​Foto: Arquivo

A partir de 1839, quando as perseguições ficaram mais fortes, constituiu um "quilombo volante", definido pelo historiador Clóvis Ramaiana, junto com os companheiros, também escravizados, e vivia de produtos oriundos de roubos e assaltos. Ele foi preso em janeiro de 1948 e enforcado em setembro de 1949.

3. Irmã Rosa

Marlene Borges Ribeiro, mais conhecida como Irmã Rosa, tem a vida marcada pela fé e dedicação ao próximo. Quem é de Feira de Santana ou já vive na cidade há algum tempo, sabe que a caridade e o serviço regem o caminho dela. Natural de Uauá, cidade a 433,2 quilômetros de Salvador, Irmã Rosa vive em Feira de Santana há mais de 50 anos.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
Marlene Borges Ribeiro, mais conhecida como Irmã Rosa, tem a vida marcada pela fé. ​Foto: Divulgação

Aos 20, entrou no convento Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento, na capital baiana, para ser freira. "Decidi doar a vida a Jesus e servir aos mais pobres e carentes", conta.

Pouco tempo depois, chegou à Feira de Santana, onde trabalhou em uma escola privada da cidade e, em seguida, assumiu a direção do Dispensário Santana, instituição que desenvolve atividades de acolhimento, serviços de assistência e oficinas para geração de renda. O espaço atende mais de 1.500 pessoas em Feira.

4. Thiago Aquino

Conhecido por grandes sucessos como "Erro que dá certo" e "Casamento cancelado", o cantor Thiago Aquino é feirense, nascido e criado no bairro Queimadinha. O primeiro contato com a música foi aos 13 anos, influenciado pelo então vocalista da banda 'Desejo de Menina', Leno. Aos 15, Aquino já fazia suas primeiras apresentações em barzinhos da cidade.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
Thiago Aquino é feirense, nascido e criado no bairro Queimadinha.. Foto: Divulgação

Um dos grandes nomes na cena do arrocha, o artista 'estourou' em 2020, com o lançamento do projeto 'Só Pedrada'. Em 2022, gravou o primeiro DVD no Farol da Barra, em Salvador. Este ano, o cantor alcançou a marca de um bilhão de play's nas plataformas digitais.

5. Maryzelia

Com seu canto forte, Maryzelia tem se firmado na cena do samba nacional. Ao longo dos 13 anos de carreira, a artista tem um disco intitulado "Samba na Veia", dois singles "Dona do Pedaço" e "Awo" e já dividiu palcos com artistas como Xande de Pilares, Maria Rita e Diogo Nogueira. Maryzelia Santos Conceição é natural de Feira de Santana, mas vive, atualmente, no Rio de Janeiro.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
Maryzelia tem se firmado na cena do samba nacional. Foto: Divulgação/Washington Nery PMFS

6. Dionorina

Ainda no mundo da música, o som e a voz de Antônio Evaldo Barbosa Machado, conhecido como Dionorina, fortalecem o reggae feito na Princesa do Sertão. O artista chegou a cidade com menos de um ano de idade, em agosto de 1953. A história com a música começou ainda em berço familiar, quando foi levado a um programa de rádio.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
Aos 71 anos, Dionorina tem uma vida dedicada à música.. Foto: Divulgação/Jorge Magalhães PMFS

Aos 71 anos, Dionorina tem uma vida dedicada à música. Entre as suas principais influências estão Gilberto Gil, Tom Jobim e Bob Marley. As letras falam sobre questões sociais, políticas, religiosas e românticas.

7. Divaldo Franco

Divaldo Pereira Franco, umas das maiores referências da doutrina Espírita, nasceu no dia 5 de maio de 1927, em Feira de Santana. É o caçula do casal Francisco Pereira Franco e Anna Alves Franco, que gerou outros 12 filhos. Dos 96 anos, 76 foram dedicados a oratória espírita. Divaldo ainda impressiona com a sua performance, acumulando mais de 20 mil conferências e seminários em 71 países.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
Divaldo ainda impressiona com a sua performance, acumulando mais de 20 mil conferências e seminários. Foto: Assessoria de Comunicação

8. Junior Caldeirão

Fenômeno das redes sociais, Junior Caldeirão acumula mais de 25 milhões de seguidores nas redes sociais. Com muito humor, a 'Barbie Grew' compartilha a rotina diária com familiares e amigos. As expressões engraçadas e um vocabulário bem peculiar tornam Junior Caldeirão uma febre entre os seguidores.

O nome artístico é uma homenagem a Natasha Caldeirão, mulher travesti capixaba que ficou conhecida em 2018 após uma pegadinha. O nome verdadeiro do humorista é Antônio Pereira Machado.

9. Anderson Talisca

O jogador feirense Anderson Talisca cresceu nos bairros Rua Nova e Aviário. Quando adolescente, ingressou nas categorias de base do Bahia e, em 2013, aos 18 anos, estreou em sua carreira profissional no mesmo clube.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
Anderson Talisca cresceu nos bairros Rua Nova e Aviário. Foto: Divulgação/Al Nassr

Fez sucesso no Brasil e foi jogar no futebol europeu, se destacando no Benfica, time português. O sucesso fora do país rendeu a Talisca a convocação para a Seleção Brasileira em 2018. Atualmente, ele é atacante do Al-Nassr da Arábia Saudita.

10. Jorge do Licuri

Conhecido como 'homem do licuri', Jorge Barbosa de Oliveira é paraibano e vive em Feira de Santa há 40 anos. Aos 67, ainda circula diariamente por diversos pontos da cidade vendendo colares de licuri. A atividade é sua fonte de renda.


				
					De Irmã Rosa a Junior Caldeirão: 10 personalidades de Feira de Santana
'Homem do Licuri' circula pelas ruas de Feira de Santana diariamente. Foto: Divulgação
Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Milena Brandão

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Feira de Santana