A filha da prefeita de Ipiaú, cidade localizada no sul do estado, está sendo investigada por desvio de R$ 20 milhões em um esquema de fraude relacionado ao município. A denúncia foi feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Flávia Mendonça, segundo o MPBA, não ocupa cargos públicos. No entanto, conforme a investigação, ela teria intermediado contatos entre empresas e o setor de licitações da cidade.
Leia também:
Além da filha da prefeita de Ipiaú, MP investiga grupo de 14 pessoas
O MPBA, por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), apresentou a denúncia que coloca Flávia como integrante de um grupo de 14 pessoas envolvidas no crime.
Além dela, estariam Neilon Oliveira Santana, conhecido como Tiririca; Antônio Marcos Silva Costa, conhecido como Boy; Vicente Ferreira Cardim Netto; Ygor Dantas Martins; Larissa Santana Resende; Thiago Cairo Ferreira; Thacio de Souza Pereira; Vinicius das Mercês Santos; Marcos Phillipe Araújo Ferreira Costa; Joelisson Neves de Oliveira; Jan Gonçalves Muniz Ferreira; e Rafaela Almeida França.
Segundo a denúncia, Flávia exercia influência entre os núcleos públicos e privados, atuando como se fosse prefeita. Segundo os documentos da investigação, ela teria recebido, no e-mail da filha mais nova, orçamentos de cotação para um processo licitatório.
Os documentos mostram também um print de WhatsApp que seria de uma conversa de Flávia, na qual ela cobrava pagamentos vindos de contas do município.
Justiça pede bloqueio das contas da filha da prefeita e dos demais citados
A juíza Leandra Leal Lopes ordenou o bloqueio de bens de Flávia e dos outros 14 citados. Além disso, proibiu o acesso de Flávia a qualquer unidade da prefeitura, bem como a comunicação com agentes públicos e privados envolvidos no esquema, com exceção dos familiares, como sua mãe.
A juíza também determinou o pagamento de R$ 20.837.021,71 pelos suspeitos, para reparar os danos materiais e morais causados.
A prefeita de Ipiaú defende a filha e alega perseguição política
Maria das Graças Mendonça (PP), prefeita de Ipiaú, afirmou ter sido surpreendida com as diversas notícias infundadas, que, segundo ela, têm o objetivo de manchar a imagem de sua gestão.
A assessoria da prefeita enviou um comunicado ao iBahia, contendo o posicionamento que a gestora fez nas redes sociais, juntamente com um vídeo em que ela defende a filha.
Confira o texto completo:
“Nesta quarta-feira, 25, a prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, se pronunciou em vídeo a respeito dos ataques recentes envolvendo sua gestão e sua filha, Flávia Mendonça. A prefeita repudiou as denúncias, classificando-as como infundadas e parte de uma perseguição política.
Na legenda da publicação, Maria das Graças destacou o comprometimento de sua família com a honestidade e o trabalho árduo, enfatizando que a tentativa de manchar sua reputação não abalará sua determinação em concluir o mandato com responsabilidade e transparência.
‘Na manhã desta quarta-feira, mais uma vez fomos surpreendidos com diversas notícias infundadas, divulgadas na tentativa de manchar a imagem da minha gestão. Novamente, recebo ataques, e, dessa vez, estão atacando a minha filha’, declarou.
A prefeita reforçou ainda sua confiança de que a verdade prevalecerá, destacando que o legado de sua família é reconhecido por todos: ‘Nossa família construiu um legado de muito trabalho, com honestidade e abnegação, e, graças a Deus, isso é reconhecido por todos.’
Maria das Graças concluiu reafirmando seu compromisso com os valores que pautaram sua administração desde o início: ‘Tenham certeza de que minha missão como prefeita de Ipiaú terminará da mesma forma como começou: com uma gestão de responsabilidade, transparência e honestidade.’"
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!