Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou em multas e apreensão de máquinas usadas para destruir mais de 25 hectares de floresta em Santa Luzia, no sul da Bahia. A ação aconteceu nesta quinta-feira (19), como parte da Operação Mata Pé.
O responsável pelo desmatamento foi multado e quatro tratores e uma retroescavadeira foram apreendidos. Segundo o Ibama de Eunápolis, a ação causou um impacto grande e serviu como um aviso, desestimulando esse tipo de atividade.
Leia também:
A Operação Mata Pé aconteceu entre os dias 9 e 20 de setembro, no sul da Bahia, com o objetivo de combater o desmatamento na região da Mata Atlântica. Foram investigados 35 denúncias de desflorestamento nas cidades de Belmonte, Santa Luzia, Canavieiras e Una.
Durante a operação, foram identificados e embargados mais de 370 hectares de áreas desmatadas. Os responsáveis serão multados pelas infrações cometidas. Imagens capturadas por drone mostram a destruição florestal em Santa Luzia; veja:
A Operação é uma cooperação entre o Ministério Público Estadual (MPE), órgãos de fiscalização ambiental e polícias especializadas e acontece em todos os estados onde ainda existe Mata Atlântica.
Desmatamento está sendo realizado por trabalhadores do Espírito Santo, diz Ibama
Ainda segundo o Ibama de Eunápolis, as cidades de Santa Luzia, Canavieiras e Una têm atraído agricultores e pecuaristas do Espírito Santo, que vêm em busca de terras mais baratas para expandir suas atividades.
No entanto, muitos desses visitantes não estão cumprindo a legislação ambiental. O órgão informou que as autoridades responsáveis pela fiscalização ambiental estão vigilantes.
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!