Uma plantação irregular de cacau e banana foi desativada em uma fazenda localizada na região de Taperoá, no baixo-sul do estado, na terça-feira (17). O proprietário da fazenda estava desmatando a área para fazer o novo plantio.
Segundo informações da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA/PS), o desmatamento ilegal na fazenda acontecia em uma área de mais de 3,85 hectares às margens do Rio Tereza.
Leia também:
A área foi embargada, ficando proibida de realizar qualquer atividade agrícola sem as devidas licenças ambientais.
A ação foi realizada em conjunto com fiscais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), na Operação "Mata em Pé".
Conforme a CIPPA, o proprietário cometeu crimes ambientais com a derrubada das árvores em uma de Área de Preservação Permanente (APP). O proprietário estava no local e foi notificado.
Além da plantação de Taperoá, denúncias apontaram uma segunda fazenda com desmatamento ilegal
Na mesma operação, a CIPPA identificou uma segunda fazenda com uma grande área degradada. Na propriedade, devido à ausência do proprietário, o órgão fez registros fotográficos, juntamente com o georreferenciamento da área, para comprovar a ilegalidade da fazenda.
As propriedades terão que fazer as devidas adequações para poderem ficar aptas para a retomada do plantio. Os processos administrativos foram encaminhados para os órgãos competentes para seguir com as medidas cabíveis.
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!