Uma pessoa ficou desalojada devido o avanço da maré na praia de São Miguel, zona norte de Ilhéus, cidade do sul do Estado, na manhã desta terça-feira (6). O impacto da maré degradou uma área de encosta na região.
Segundo a Defesa Civil, nenhuma pessoa ficou ferida e o desalojado foi encaminhado para o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade, onde receberá suporte e assistência necessária.
Leia mais:
Erosão costeira em Ilhéus
No final de 2023 o município decretou emergência devido a áreas afetadas pelo avanço do mar na região costeira da Zona Norte. Na ocasião, foram colocados sacos de areia na tentativa de conter o avanço da maré, sem sucesso, já que os sacos foram levados pela força da água.
De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), os fatores que levam ao avanço do mar na região são atribuídos a mudança climática, as construções na área da orla e a construção do Porto do Malhado que impede a passagem da areia do lado sul para o norte de Ilhéus.
Desde 2023, um trecho com mais de quatro quilômetros que envolvem as praias de São Domingos, São Miguel, Ponta da Tulha, Mamoã, Joia do Atlântico e Ponta do Ramo estão sendo afetadas pela erosão e monitoradas pela Defesa Civil.