Moda e Beleza

Mitos e verdades: saiba como ter o cabelo perfeito

De acordo com a hairstylist Sonia Nesi, nem tudo que é compartilhado na rede é confiável

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer ter cabelos bonitos e saudáveis? Tenha cuidado com os truques de internet. De acordo com a hairstylist Sonia Nesi, nem tudo que está na rede é confiável. O ideal é consultar uma especialista para conseguir as dicas adequadas seja para deixar os fios mais macios, brilhantes ou até mais claros.

A especialista listou alguns mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos. Confira:

Foto: shutterstock
1- Babosa ajuda mesmo a hidratar os fios
Verdade. A babosa é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3 e B6. Além disso, ainda é em minerais (magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre e  ferro).

"Essa plantinha pode ser adicionada a sua rotina de cuidados capilares sem medo. Uma vez por mês você pode aproveitas e misturar com uma máscara capilar e deixar nos fios por 15 minutos. A planta tem alto poder nutritivo e hidrata os fios devolvendo maciez, maleabilidade e força. Diminui o ressecamento e também deixa os cabelos brilhantes. Além disso, ajuda na queda e quebra do cabelo”, explicou Sonia.

2- Limão ajuda a clarear os fios

Mito. Sol e limão não é uma combinação saudável e o uso da fruta pode danificar muito os fios. O limão é ácido, o que deixa os fios mais ressecados.

3- Cerveja ajuda a hidratar os fios
Verdade.
Porém, cuidado!!! A bebida é fonte de vitaminas e proteínas que vão ajudar na reestrutura dos fios, mas sem o álcool.

"O ideal é deixar a cerveja aberta por algumas horas antes de fazer a aplicação. Aplique a cerveja nos fios e deixe agir por 15 minutos. Depois lave bem os fios e aplica uma máscara capilar hidratante. Resultado: mais força, menos quebra, mais hidratação e brilho", indicou a hairstylist.

4- Adicionar vitamina ou anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer
Mito.
 Esses métodos não fazem o cabelo crescer. Eles podem até danificar os cabelos, pois esses produtos alteram a composição química do produto, podendo desestabilizar a fórmula.

5-Shampoo e condicionador devem ser da mesma linha
Mito.
Em entrevista ao Saúde Abril, a dermatologista Aline Donati, da clínica DermaHair, explicou que o shampoo trata o couro e o condicionador atua nos fios. Você pode usar produtos de marcas ou linhas diferentes desde que sejam ideais para suas especificidades.

6- Prender o cabelo em trança ou rabo de cabelo aumenta o crescimento
Mito.
Em entrevista à Vogue, Renata Souza, do SPA Dios, contou que o ferro dos elásticos e rabos muito apertados podem quebrar os fios. A especialista indicou piranhas e laços revestidos de tecido para prender o cabelo.

7- Dormir com o cabelo molhado causa queda
Mito.
O cabeleireiro Marcos Proença, da Eudora, explicou para Revista Marie Claire que esse hábito não provoca queda, mas traz outros prejuízos. "A umidade e o calor do travesseiro podem favorecer o aparecimento de fungos. Dormir com o cabelo molhado contribuir com o aparecimento de seborreia e descamação do couro cabeludo". 

8- Alimentação afeta os cabelos
Verdade.
De acordo com a nutricionista Priscilla Lima, um cardápio pobre em nutrientes ou inadequado (com elevado consumo de industrializados, açúcar e sal), deixa os cabelos e as unhas mais fracos, quebradiços, sem brilho e com pouco crescimento. Proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais não podem faltar no seu plano alimentar.