Uma criança de apenas seis anos está sendo submetida a um tratamento com maconha medicinal no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Charlotte Figi possui uma forma rara e severa de epilepsia, conhecida como Síndrome de Dravet, e seus pais decidiram optar por um tratamento pouco convencional, à base de óleo de cannabis.
A ideia foi do pai dela, Matt, que conheceu um outro menino com a síndrome, que vinha sendo tratado com doses pequenas do THC, o tetrahidrocanabinol, principal substância psicoativa da cannabis. A decisão foi tomada depois de várias tentativas de conter a doença.
Charlotte em plantação de maconha para o seu tratamento |
Segundo o site Msn, Charlotte era tratada com medicamentos para evitar suas convulsões, até que ela parou de se desenvolver cognitivamente e a família procurou um especialista, que a diagnosticou como portadora da síndrome. Desde então, a família vinha sofrendo com cerca de 300 casos de convulsão por semana. A partir da ingestão do óleo de cannabis, contudo, os efeitos da doença se reduziram drasticamente. Segundo o The Huffington Post, a criança agora sofre apenas três casos de convulsão no período de oito meses.
Charlotte recebe a cannabis medicinal junto com as refeições |
"Charlotte está comendo e bebendo consistentemente por conta própria pela primeira vez em anos. Ela dorme bem por toda a noite. Os seus sintomas severos de autismo, de autoflagelação, choro, movimentos repetitivos, violência, ausência de contato visual, sono zero, falta de contato social... São coisas do passado", relata a sua mãe, Paige, em um blog.
Como resultado do sucesso do tratamento,a família de Charlotte foi convidada para participar de um documentário da CNN, que será exibido nesta semana e tem como objetivo suscitar a discussão sobre o uso de maconha medicinal no país. Matéria original: Correio 24h Criança de seis anos é tratada com maconha medicinal para conter epilepsia
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade