CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MUNDO

Estupro coletivo de adolescente vira notícia em todo mundo

"Brasil chocado enquanto polícia busca por 30 homens que estupraram menina de 16 anos", cita jornal

foto autor

Redação iBahia

27/05/2016 às 15:10 • Atualizada em 28/08/2022 às 18:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Jornais e sites internacionais repercutem o estupro coletivo e a mobilização nacional contra agressões às mulheres (Foto: Reprodução)
O estupro coletivo da adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro, foi destaque nos jornais e sites de todo o mundo nesta sexta-feira (27). A revolta e a mobilização nacional após o crime e a divulgação do vídeo que a jovem aparece machucada após sessão de estupro por mais de 30 homens foram relatadas nas reportagens.
A proximidade dos Jogos Olímpicos e a crise política no país deixaram o país em evidência foram citadas junto ao contexto de violência contra a jovem.
O Jerusalem Post, de Israel, traz o destaque: "Brasil chocado enquanto polícia busca por 30 homens que estupraram menina de 16 anos". A reportagem cita que o "vídeo do ataque se tornou viral" e falou da revolta na internet contra a chamada 'cultura do estupro', em que a violência e o assédio contra as mulheres são tratados com naturalidade.
Jornais e sites internacionais repercutem o estupro coletivo e a mobilização nacional contra agressões às mulheres (Foto: Reprodução)
O The Times of India comparou o caso brasileiro ao ocorrido em 2012, quando uma estudante indiana foi estuprada por um grupo em um ônibus em Nova Déli. A garota morreu em decorrência de graves ferimentos internos.
"Com menos de dois meses antes da chegada ao Rio de atletas de ponta e centenas de milhares de amantes do esporte para as Olimpíadas, a reputação da cidade sofreu um sério impacto com um estupro coletivo de uma menina de 16 anos por mais de 30 homens em uma favela da cidade", escreve o jornal.
A publicação diz que o país foi "completamente sacudido" pela brutalidade do crime, mas ressaltou que "crimes sexuais não são raros nas favelas onde as quadrilhas armadas comandam".
O jornal diz que o caso "reviveu memórias" de 2013, quando uma turista americana foi sequestrada por três homens em uma van no Rio e estuprada repetidas vezes na frente do namorado francês.
"Quando a Índia foi abalada pelo caso Nirbhaya, em dezembro de 2012, a grande mídia brasileira cobriu o episódio em detalhes, rotulando a Índia como "lugar perigoso para mulheres". Mas a como mídia aqui continua calada sobre o caso do Rio e outro estupro coletivo registrado no Piauí na semana passada, está sob duras criticas de todos os lados", escreveu o correspondente do jornal em São Paulo, Shobhan Saxena, citando o 'silêncio' da imprensa nacional aos casos constantes de estupro.
O canadense The Globe and Mail cita o estupro coletivo ocorre em meio a "amplo cenário daquilo que ativistas estão chamando de um ambiente propício (ao estupro) no Brasil".
O diário do Canadá diz que o caso tornou-se conhecido apenas poucas horas após a imprensa noticiar o encontro do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), com Alexandre Frota, "um ator e estrela de reality show que já disse que não teria pudores em fazer sexo com uma mulher sem consentimento".
Segundo o G1 Mundo, o jornal citou ainda o episódio em que o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado a indenizar a deputada Maria do Rosário (PT-RS) por ter dito que ela "não merecia ser estuprada".
"A reputação de Bolsonaro parece não ter sofrido: uma pesquisa de opinião mostrou que ele é a principal opção para presidente dos 5% de brasileiros mais ricos."
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo