|
---|
Nada como a jovialidade para retomar o gosto de viver. Quando idoso, restam apenas as lembranças de um tempo bom que não volta mais. O corpo já não responde como antes e é preciso ajuda de terceiros para encarar a corrida do dia a dia. Mas, segundo cientistas da Universidade Americana de Harvard, a situação pode ser diferente se encarada de uma outra maneira. Isto é, para retardar o envelhecimento, a solução é retirar da cabeça todo este pensamento negativo de incapacidade. Acreditar, pensar e comportar-se como pessoas mais jovens podem alterar completamente o estado de saúde do indivíduo. O experimento que comprovou a melhora nas condições de saúde dos idosos foi realizado através de uma viagem ao "túnel do tempo", onde todos eles puderam vivenciar o ano de 1959. A casa onde eles residiram teve decoração, programação de TV e músicas totalmente modificadas conforme o ano. Notou-se, após a experiência, alterações positivas na audição, visão e articulação, além do fortalecimento dos músculos e mente mais acelerada.
Opinião de especialistas - "Na prática, o experimento pretende mostrar que a forma como é projetado o pensamento sobre a vida faz com que o comportamento se altere e rompa os limites daquele que acredita na superação", explica a psicóloga Martha Castro. Querer ser mais jovem no mundo atual não é simplesmente voltar ao tempo e se prender às coisas que nem mesmo fazem parte da vida moderna. No lugar é preciso encarar com motivação a rápida evolução das tecnologias, a perceptível mudança de mentalidade da sociedade "mais aberta" e a importância de hábitos de vida saudáveis. Para comprovar a força do pensamento, a médica usou o exemplo de pessoas com um mesmo estágio de lesão modular. A recuperação de uns era muito melhor do que a de outros por conta do desejo de superação que, consequentemente, estimulou o cérebro a formar o neurônio espelho, o qual passou a exercer a mesma função do que morreu. " Hoje existe um exame chamado ressonância nuclear magnética funcional que mostra que a ativação cerebral tem a ver com a forma com que é enviada a mensagem para o cérebro. Portanto, não basta apenas uma senhora de idade vestir roupa curta e salto alto, mas sim, ter uma perspectiva de compreender que determinados comportamentos podem ser alterados".
|
---|
De acordo com Martha, pode, ainda, haver uma alteração comportamental às avessas. Crianças de até 15 anos também podem pensar e agir como idosos. Geralmente elas procuram repetir que não gostam de determinadas coisas e passam a viver naquele mundo velho criado por ela mesma. A negatividade e a não aceitação são como barreiras para a mudança de atitude. "Uma coisa todos nós sabemos: o homem é o que pensa. Se o idoso faz uma experiência de voltar no "túnel do tempo" para sentir-se mais jovem, psicologicamente, ele irá conseguir, mas, eu não acredito que isso venha melhorar as condições de saúde do indivíduo" , defende o psiquiatra, César Romero. Segundo o especialista, as pessoas quando envelhecem diminuem a audição, a visão e enfraquecem os músculos, etapas do processo natural da vida e que compete a medicina julgar o que deve ser feito para melhorar. Um perigo que pode ocorrer com pessoas idosas, ressalta o médico, é a não aceitação da própria idade , o chamado infantilização. Isto é, vestir-se como jovens, com mini saias, blusas decotadas e sapatos altos, ou virar a noite em festas, tudo isso proporciona este problema. Romero sugere que pessoas mais velhas, que querem obter uma melhora na saúde procurem fazer exercício físicos e alongamentos, além de possuir hábitos alimentares mais saudáveis. Apenas roupas, sons e festas não alteram quadros de saúde. "O mundo está cheio de teorias e teses que querem provar coisas. Na verdade, o importante é que estas funcionem na vida real. Somente o tempo poderá dizer o que é certo e errado", finaliza.