Em queixa encaminhada à Justiça de São Francisco na quinta-feira, a Atari afirma que a Nestlé explorou, conscientemente, o nome, aparência e sensação do Breakout — um jogo do clássico console de videogame — em uma campanha publicitária veiculada no Facebook, no Twitter e na televisão.
Para a Atari, a Nestlé e suas afiliadas nos EUA e no Reino Unido usaram o jogo para capitalizar com a “baby boomers nostálgicos, a geração X, e até os atuais jogadores millennials e pós-millennials”, sustenta a empresa na queixa de violação de direito autoral e marca registrada.
O jogo é similar ao Pong, em que é preciso movimentar uma barra horizontalmente na tela para que uma bolinha quique nela e destrua tijolos coloridos localizados na parte superior da tela. Segundo a Atari, no comercial, a Nestlé substituiu os tijolos por barras de Kit Kat que eram destruídas por adultos e crianças, em um anúncio intitulado “Kit Kat: Breakout”.
“Estamos cientes do processo nos EUA e vamos nos defender fortemente contra essas alegações”, informou uma porta-voz da Nestlé no Reino Unido.
A Atari diz que “deveria ter sido óbvio” para a Nestlé que seu “roubo” de direitos de propriedade intelectual da Ataria foi ilegal. “A Nestlé não tem desculpa”, ressalta a Atari.
O anúncio que motivou a ação foi exibido apenas no Reino Unido, mas já não está mais no ar, de acordo com a porta-voz da Nestlé.
No processo, a Atari pede três vezes os lucros da Nestlé com a suposta violação, além do triplo em função de danos.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!