|
---|
Profissional promete abrir processo contra colégio |
A professora mexicana Cecília Hernández foi demitida depois da exibição do filme 'Milk', que conta a história do lendário ativista de direitos gays norte-americano, Harvey Milk, para alunos do colégio Lomas Hill, em Cuajimalpa (México). A iniciativa fazia parte de um plano de aula aprovado pela Secretaria de Educação Pública (SEP) para abordar temáticas de orientação sexual e discriminação em classe.
Veja também: Do câncer à fama de gay, Reynaldo Gianecchini conta tudo em livro De acordo com a imprensa local, no dia seguinte da exibição do filme, Hernández foi chamada para dar explicações no escritório da diretora, Annette Muench - que teria chamado o premiado longa dirigido por Gus Van Sant de 'sujeira'. Entretanto, em nota oficial, o colégio afirma que a professora somente "foi demitida por exibir um longa não recomendado para crianças de 13 a 15 anos". Hernandez contou ao jornal Proceso que só selecionou este filme depois de oferecer a seus alunos outras opções, recusadas pelos mesmos. Ela acrescentou que antes da exibição avisou aos alunos que as cenas da produção poderiam deixa-los desconfortáveis. A professora ainda prestou queixa acusando a instituição de discriminação e diz que não quer o emprego de volta.
Sinopse Lançado em 2008, 'Milk' conta com Sean Penn no papel principal da história real. Eleito como o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia, Harvey Milk foi assassinado em 1978. O filme foi indicado ao Oscar de 2009 em oito categorias e venceu a estatueta de Melhor Ator e de Melhor Roteiro Original.
Veja o trailer: [youtube kOCx5Bht9io]