Guerra

Rússia invade segunda maior cidade da Ucrânia

Desde a noite de sábado (26), Kharkiv registrou movimento de blindados e tanques

Redação iBahia
27/02/2022 às 10h40

1 min de leitura
Foto: Reprodução

A Rússia invadiu neste domingo (27) a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, e iniciou uma batalha nas ruas após uma noite de combates. Em paralelo aos ataques russos, que chegaram ao quarto dia, o Ocidente anunciou  o início da desconexão de alguns bancos russos do sistema internacional de transferências financeiras.

Desde a noite de sábado (26), Kharkiv registrou movimento de blindados, tanques e obuseiros autotransportados pela fronteira na região de Belgorod, prenunciando um cerco e invasão. Um gasoduto na região foi explodido, mas não há ainda uma avaliação do impacto do ataque.

Os russos já tomaram cidades nos arredores Kherson, cidade cerca de 500 km ao sul de Kharkiv. Se a conquistarem, poderão "fechar" uma linha cruzando o país, espremendo forças ucranianas entre ela e o Donbass.

De acordo com o porta-voz russo, Dmitri Peskov, o país pronto para iniciar as negociações. No entanto, o presidente ucraniano Volodimir Zelenski rejeita a iniciativa, porque presume Moscou quer é uma rendição. 

Leia mais sobre o Mundo em iBahia.com.