Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
Assista

Submarino desaparecido: vídeo simula como implosão aconteceu

Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a morte dos cinco tripulantes do submarino Titan na quinta (22)

Redação iBahia • 23/06/2023 às 17:10 • Atualizada em 23/06/2023 às 18:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Submarino desaparecido: vídeo simula como implosão aconteceu
Foto: Reprodução / Redes sociais

Depois de quatro dias de buscas, na última quinta-feira (22) a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a morte dos cinco tripulantes do submarino Titan por uma implosão. Horas antes do anúncio oficial, uma tampa traseira e uma estrutura de pouso que pertenciam ao submarino tinha sido encontradas na área de busca.

"Os destroços [encontrados] são consistentes com uma implosão catastrófica da câmara de pressão", afirmou o porta-voz da da Guarda Costeira, John Mauger.

Leia mais:

A Marinha norte-americana também confirmou que detectou, horas após o submersível mergulhar no Atlântico no domingo (18), "uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas".

Em termos técnicos, algo implode quando um objeto colapsa em direção ao seu centro, por causa de pressões extremas que ultrapassam o nível suportado pela embarcação. O desequilíbrio faz com que a água entre na cápsula. A situação é o contrário de uma explosão, na qual a força que leva à destruição é liberada para fora a partir do interior do objeto.

Não se sabe qual o motivo que teria levado à tragédia do submarino Titan. Entretanto, a pressão da água pode ter sido um fator determinante, já que aumenta progressivamente conforme a profundidade da embarcação náutica.

Um vídeo publicado no TikTok conhecido como "starfieldstudio" publicou uma animação em 3D que simula a implosão. Veja:

@starfieldstudio Submarine implosion demonstration. Educational #submarine #titan #titanic ♬ Amityville Horror - Scary Halloween Sound Effects - Halloween Sound Effects

Segundo o professor do curso de engenharia naval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e supervisor do laboratório de simulação naval, Thiago Pontin Tancredi, o material utilizado na construção do submarino também pode ter sido um fator porque os estudos comportamentais em pressões diferentes da água ainda são muito raros.

"Quando submerge e emerge, [o submarino] vai acumulando danos. Não é porque fez a missão uma vez que é seguro. Fazer a missão uma vez significa que ele estava bem dimensionado, mas vai acumulando amassados e trincas, o que pode levar a uma falha estrutural", disse ao g1. "Como é feito de fibra de carbono, a implosão pode ter causado um efeito similar ao vidro estilhaçado, se partindo em muitos pedaços. Já as partes em titânio devem se comportar como metal, ficando retorcidas", concluiu.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo