Maior da Europa

Ucrânia diz que Rússia tomou controle de usina nuclear

Não há registro de vazamento de radiação no local e duas pessoas ficaram feridas

Redação iBahia
04/03/2022 às 8h38

1 min de leitura

Autoridades da Ucrânia afirmaram nesta sexta-feira (4) que a Rússia assumiu o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, em Energodar, considerada a maior da Europa. 

Após uma série de bombardeios russos, um incêndio atingiu o local, mas já foi controlado. Não há registro de vazamento de radiação no local e duas pessoas ficaram feridas.

"O território da central nuclear de Zaporizhia está ocupado pelas Forças Armadas da Federação Russa", afirmou a agência estatal ucraniana.

A agência informou que não houve vazamento e que "funcionários operacionais controlam os blocos de energia e garantem seu funcionamento de acordo com as exigências das regulamentações técnicas e de segurança".

Segundo o presidente ucraniano, Volodomir Zelensky, Moscou apelou para "terrorismo nuclear" ao bombardear a usina. Ele afirmou que os russos querem "repetir" a tragédia nuclear de Chernobyl, ocorrida em 1986. 

Além dos bombardeios à usina, há também relatos de destruição de equipamentos militares das forças russas por parte de ucranianos nesta sexta em algumas partes do país.