Especial Ivete 50 anos

Feats poderosos: relembre algumas das parcerias mais marcantes de Ivete Sangalo

Para celebrar os 50 anos de Ivete Sangalo, o iBahia preparou uma lista com algumas das parcerias mais marcantes da artista ao longo da sua carreira

Bianca Andrade
24/05/2022 às 16h38

5 min de leitura
Foto: Rafa Mattei

Que a voz de Ivete Sangalo é potente, isso não é segredo para ninguém. Mas nada é tão bom que não possa melhorar, não é mesmo? E quando se trata de música, duas vozes juntas podem fazer bonito.

Para celebrar os 50 anos de Ivete Sangalo, o iBahia preparou uma lista com algumas das parcerias mais marcantes da artista ao longo da sua carreira. No melhor estilo “Se juntas já causam, imagine juntas?”, confira os feats de sucesso da artista:

Ivete Sangalo & Saulo: parceria antiga, o “casamento” entre as vozes de Ivete Sangalo e Saulo Fernandes já presenteou os fãs com grandes sucessos como ‘Não Precisa Mudar’, primeira composição do artista que foi gravada por Ivete.

Amigos de longa data, Ivete e Saulo chegaram a lançar um projeto juntos, o CD infantil ‘Casa Amarela’. Entre 2015 e 2016, fãs especularam uma suposta briga entre a dupla e apontaram que a relação estaria estremecida. Meses depois, a dupla emocionou os fãs com um dueto na Arena Fonte Nova em prol do Martagão Gesteira, ao som de ‘Completo’.

Ivete Sangalo, Caetano e Gilberto Gil: a parceria entre os três baianos rendeu ao trio o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira em 2012. Gravado em 2011, o álbum reúne diversas canções famosas dos artistas e a colaboração entre as três forças da música baiana. O show foi transmitido pela Globo no mesmo ano.

Ivete Sangalo & Brian McKnight: a primeira colaboração internacional a gente não esquece. Em 2001, Veveta lançava o CD ‘Festa’, e nele uma parceria com o cantor norte-americano Brian McKnight. A música escolhida já havia sido lançada pelo artista previamente, mas Ivete foi selecionada para gravar uma versão em português da faixa ‘Back at One’.

A dupla voltaria a se encontrar no DVD ‘Live Experience’ de Ivete Sangalo, gravado em 2018 em São Paulo, porém, o artista cancelou a participação de última hora.

Ivete Sangalo & Alejandro Sanz: a primeira colaboração da dupla se tornou um dos grandes sucessos do DVD ‘Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã’, o segundo da carreira da artista.

Juntos, Ivete e Sanz cantaram ‘Corazon Partio’, música lançada por Alejandro em 1997, e regravada pela dupla em 2007. A parceria deu tão certo, que em 2012 os dois voltaram a se encontrar para a gravação de ‘No Me Compares’, que entrou para a trilha de Salve Jorge, e em 2018, na gravação do ‘Live Experience’, onde eles cantam ‘Quisiera Ser’.

Ivete Sangalo & Stevie Wonder: apesar de não ser uma gravação, a Rainha do Axé realizou um grande sonho da vida, o de dividir o palco com o El Toro Negro durante a passagem de Stevie pelo Brasil em 2014. A artista foi convidada pelo norte-americano para cantar ‘Garota de Ipanema’ E ‘Master Blaster’ no palco Circuito Bando do Brasil, em Brasília.

“Nós já nos conhecíamos e lá em Brasília ele me chamou para cantar com ele. Foi uma das noites mais felizes da minha vida, já que eu já tinha estado com ídolos como Caetano, Gil e Bethânia”.

Ivete Sangalo & Maria Bethânia: e como um artista puxa o outro, a apresentação que Veveta cita com Maria Bethânia faz parte do projeto ‘Pode Entrar’, o DVD mais intimista da artista, lançado em 2009. Ao lado de Bethânia, a artista cantou a música ‘Muito Obrigado Axé’, composição de Carlinhos Brown.

Ainda neste CD, Ivete recebe outros grandes nomes da música como Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Aviões do Forró e Lulu Santos.

Ivete Sangalo & Marília Mendonça: a parceria com a rainha da sofrência veio depois de muita troca de elogios nas redes sociais. Marília é uma das convidadas especiais de Veveta no DVD ‘Live Experience’ com a música ‘O Nosso Amor Venceu’. A faixa segue no repertório da artista como forma de homenagear a sertaneja, que faleceu de forma precoce após um acidente de avião.

Ivete Sangalo no Onda Boa: o projeto ‘Onda Boa’ merece um tópico a parte. Último trabalho audiovisual lançado em 2022 traz parcerias com Gloria Groove em ‘Onda Poderosa’, Vanessa da Mata em ‘Tudo Bateu’, Carlinhos Brown em ‘Mexe a Cabeça’, Agnes Nunes em ‘Tudo Vai Dar Certo’, IZA em ‘Salve Baby’, e Mestrinho em ‘Saudade Chama Você’.

A lista de parcerias da artista é grande. Além das citadas, tem pouco mais de 50 outras canções de feat. feitos por ‘Mainha’. Entre os cantores com quem Ivete já colaborou estão Jorge Ben Jor, Léo Santana, Luan Santana, Samuel Rosa, Diego Torres, Juanes, Seu Jorge, Nelly Furtado, Shakira, Alexandre Pires, Bell Marques, Vitin, MC Livinho, Wesley Safadão, Pablo, Belo e Sandy e Júnior.

Ficou curioso para curtir todas as faixas? Preparamos uma playlist especial para você curtir até o dia 27 de maio, data do show que a artista fará em Juazeiro para comemorar os 50 anos. Ouça aqui:

Leia mais sobre Ivete 50 anos no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias