Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

A história de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica

Além de Santo casamenteiro, Antônio é referido também como protetor das coisas perdidas, protetor dos casamentos e protetor dos pobres

Bianca Andrade • 13/06/2022 às 7:11 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

"O que seria de mim, meu Deus, sem a fé em Antônio?". Para alguns, o número 13 costuma ser de azar. Mas para outros, em especial no mês de junho, o número 13 e o dia 13 é dia de festa para o santo milagreiro de Pádua, Santo Antônio.

Neste dia 13 de junho, o iBahia traz um pouco da história de um dos santos mais populares da Igreja Católica.

Leia mais:

"Viva Santo Antônio, nosso advogado. No céu e na terra vós sois festejado"

Viva Santo Antônio

Em suas orações, é dito que o Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, nasceu em Lisboa, Portugal. O padre, que iniciou a vida no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, se tornou Franciscano anos depois e ganhou de São Francisco o título de leitor da Teologia da Ordem.

"Bendito e louvado seja, Santo Antônio, sol brilhante. Que em Lisboa, França e Itália, deu a luz mais cintilante".

Bendito louvor de Santo Antônio

Considerado o Santo Casamenteiro, Antônio tem outras alcunhas em sua história. O Santo é referido também como protetor das coisas perdidas, protetor dos casamentos e protetor dos pobres, este dando início a tradição da distribuição de pão em seu dia, para que não falte alimento na mesa.

Em suas pregações, era dito que muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados.

Santo Antônio foi beatificado e canonizado apenas onze meses após a sua morte devido aos milagres atribuídos a ele. De acordo com a igreja, quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta, o que também foi considerado um milagre e uma prova de que sua pregação era inspirada por Deus.

A canonização de Santo Antônio foi realizada pelo Papa Gregório IX, na catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, considerado o processo mais rápido da história da Igreja.

"Pela sua intercessão foge a peste, o erro, a morte. O fraco torna-se forte e torna-se o enfermo são"

Responsório de Santo Antônio

Uma das histórias referentes aos milagres de Santo Antônio é de 1671. Quando uma senhora da região de Bolonha, na Itália, buscou ajuda divina por intercessão do Taaumaturgo de Pádua para que fosse abençoada com um filho.

A história conta que em uma noite, o Santo apareceu-lhe em um sonho e dosse "Vai durante nove terças-feiras consecutivas visitar a capela dos Frades Menores e receber a Sagrada Comunhão, e tua súplica será atendida". A recomendação foi seguida, porém, de acordo com a história passada por gerações, o bebê recém-nascido era aleijado e disforme.

A fé em Antônio foi reforçada quando a mãe levou o bebê em seu altar e ao tocar na ara sagrada se transformou em uma criança saudável. O milagre foi o motivo para o início das nove terças-feiras de oração para o Santo. A novena virou trezena após a morte de Antônio.

E há 70 anos, a aposentada Vera Alice, de 79 anos, reza a trezena para o Santo. Ao iBahia, Vera conta que sua devoção pelo santo surgiu ainda na infância e sozinha. Em entrevista ao site, a devota relembrou os primeiros anos de trezena, em seu quarto, com uma imagem doada pelo tio.


				
					A história de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica
Foto: Bianca Andrade/ iBahia

"A criação da minha época foi muito presa. Então saia bem pouco, só ia para a casa de uma vizinha. Eu então comecei a rezar. Tinha uma cômoda no meu quarto, peguei um Santo Antônio de papel e comecei a trezena sozinha e uma senhora que estava aqui em casa me ajudava. Na última noite, tio saiu e não disse para onde ia. Quando ele voltou, trouxe uma imagem de Santo Antônio de camurça para mim".

A devoção da infância acompanha Vera Alice até os dias atuais. Sua casa, no Rio Vermelho, passou a ser tratada como uma "sede" para as senhoras do grupo de oração, quase 20, que se reúnem religiosamente a cada início de junho para a trezena ao português Antônio, santo advogado.

"Meu insigne português oferecer-vos hoje quero. Com todo meu coração, este meu culto sincero".

Oferecimento ao Santo Antônio

"A imagem que tenho hoje tem quase 60 anos comigo. Desde o início a gente faz altar decorado para Santo Antônio, com folhas, flores, degraus. Eu comecei sozinha e com o tempo as pessoas começaram a chegar para rezar. Elas iam descobrindo que eu estava na trezena pediam para participar. Quando alguém morre eu faço as orações só em palavras, mas costumo cantar os 13 dias".


				
					A história de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica
Foto: Bianca Andrade/ iBahia

Entre as bênçãos a serem pedidas para o Santo estão a benção da saúde, para que não falte o pão, para achar objetos perdidos, pelos benfeitores, para alcançar uma graça, por uma pessoa enferma, para pedir um emprego, pela família e por uma de suas maiores famas, a por um namorado.

"Glorioso Santo Antônio, sobre os vossos devotos lançai. Vossa bênção carinhosa, Dos céus as graças nos dais"

Benção de Santo Antônio

Em Salvador, nesta segunda-feira (13), a igreja do Santo Antônio Além do Carmo realiza às 9h, às 11h e às 16h, uma missa em homenagem ao Santo. Por volta das 17h30 haverá uma procissão pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio Além do Carmo e Barbalho, saindo e retornando para a Matriz.

A cidade conta ainda com as missas da igreja de Santo Antônio da Barra. Em 2022, serão 11 missas em homenagem ao Santo, com início às 6h30. A igreja celebra ainda às 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18, e a última às 19h15.

"Oh meu amabilíssimo Santo Antônio, eu vos ofereço estas saudações em honra e veneração, e peço-vos humildemente alcançar do Senhor a vossa Santíssima Mãe, uma resolução firmíssima de seguir vossos exemplos e imitar vossas ações para ir dirigindo-nos, vossos caminhos seguimos, neste vale de lágrimas e eterna salvação. Amém".

Oração para Santo Antônio

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias