Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Adolescente atacou escola no oeste da Bahia com arma do pai, diz delegado

Polícia ainda investiga a participação do jovem em casos semelhantes em outros estados

Redação iBahia • 27/09/2022 às 12:42 • Atualizada em 28/09/2022 às 10:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O adolescente, que promoveu um ataque dentro do Colégio Municipal Eurides Sant'Anna, localizado na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, usou o revólver do próprio pai para cometer o crime. De acordo com informações do delegado da cidade, Rivaldo Luz, ele é um subtenente aposentado da Polícia Militar de Brasília e mantinha o armamento em casa.

Ainda segundo o delegado, o pai do jovem pode ser criminalizado pelo 'dever de cautela'. Em depoimento, o genitor do adolescente disse que o filho era instrospectivo e que não esperava essa atitulde do mesmo.

Leia mais:

"Ele disse que o filho era introspectivo, calado, tinha poucas amizades, mas era um bom menino, tirava boas notas, embora relatasse que ele tinha faltado muito às aulas, e tinha dificuldade de fazer amizades. Dentro de casa, ele tinha uma boa relação e cuidava, inclusive, de um tio que é cadeirante também. O pai relatou que não consegue entender o motivo que levou a criança fazer isso", disse em entrevista à TV Bahia.

O ataque foi praticado na instituição na manhã de segunda-feira (26). Além do revólver calibre 38, o jovem também usou duas armas brancas. Uma colega cadeirante do atirador morreu na ação criminosa, que começou por volta das 07h. Geane da Silva Brito, de 19 anos, tinha paralisia cerebral e iria fazer aniversário na próxima semana.


				
					Adolescente atacou escola no oeste da Bahia com arma do pai, diz delegado
Foto: Divulgação/PM

Ao escutar os primeiros disparos, os jovens que estavam no pátio começaram a correr. Mas, ela não conseguiu se locomover. Após atacar a jovem cadeirante, o adolescente foi baleado 4 vezes por uma terceira pessoa, ainda não identificada. De acordo com o delegado, o adolescente segue hospitalizado no Hospital Geral do Oeste, sob custódia. O estado de saúde dele é grave, mas estável. As aulas da instituição foram suspensas até o dia 3 de outubro.

Ainda na manhã de hoje, o corpo de Geane foi velado e enterrado em um distrito da cidade. Amigos, colegas de turma e familiares estiveram presentes na cerimônia.

Investigações

O delegado Rivaldo Luz disse ainda que investiga a participação do adolescente em crimes semelhantes realizados em outros estados. Em entrevista à TV Bahia, ele contou que o jovem integrava alguns grupos na internet que abordavam ataques coletivos.

"Nós estamos em contato com autoridades de outros estados, porque há indício de relação com outras situações, em outros estados. Ele tinha uma relação na internet muito forte, e nós estamos investigando outras autoridades para conseguir entender os motivos, a forma, se alguém financiou e incentivou de alguma forma, se participou desse atentado", explicou.

Sobre o ataque, o delegado contou ainda que o crime foi premeditado e que a cadeirante não era um alvo predeterminado.


				
					Adolescente atacou escola no oeste da Bahia com arma do pai, diz delegado
Foto: Reprodução / TV Bahia

"Ele já entrou atirando, não tinha um alvo fixo, então ele tentou acertar o maior número de pessoas possíveis. Em algum momento, a arma 'picotou' [falhou]. Houve uma certa imperícia dele, porque o revólver falhou em alguns momentos. Quando ele conseguiu atirar na entrada do colégio, as pessoas começaram a correr. Ele não teve condição com arma, que só tinha seis balas e ele teria que recarregar – e ele tinha material para recarregar –, ele não teve tempo de executar mais pessoas. Infelizmente a vítima era uma cadeirante, deficiente física. Ela não teve condições de reagir. Ele conseguiu degolá-la e esfaqueá-la".

Rivaldo Luz disse que a unidade escolar não tinha câmeras de segurança. Imagens foram apenas coletadas em estabelecimentos próximos que possuíam o equipamento. Depois que receber alta médica, o adolescente seguirá apreendido. O delegado também informou que já acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Justiça, com relação ao ataque.

O crime

O pai da jovem cadeirante contou que queria ter se jogado na frente das balas para salvar a filha. “Um sentimento não de culpado, porque um pai não se sente culpado em um momento desse. Se eu estivesse na hora, eu me atravessava na frente da bala, para salvar minha filha. Eu peço desculpa a vocês porque é triste o pai estar em frente a uma situação dessa. É dolorido”, disse José Ferreira.


				
					Adolescente atacou escola no oeste da Bahia com arma do pai, diz delegado
Foto: Reprodução/TV Bahia

Ainda durante entrevista à TV Oeste, o homem falou que a jovem era uma boa menina e que ela iria completar 20 anos em outubro. Inclusive, a família já tinha planejado comemorar o aniversário em uma pizzaria. Muito emocionado, José Ferreira lamentou o ocorrido.

“Uma boa menina. Ela é especial. A gente sempre faz tratamento com ela no Sarah em Brasília. Justamente ela chegou há pouco tempo de lá. Foi fazer uma revisão. No mês de fevereiro ela fez quatro operações. Agora em fevereiro de novo iria fazer mais outras. E aí aconteceu um caso desse aí. É triste para um pai de família”, falou.

O crime aconteceu por volta das 7h, enquanto os estudantes aguardavam o início das aulas. O porteiro, que não estava armado, correu com os alunos para tentar se proteger. Vídeos feitos por testemunhas mostram o desespero dos estudantes e a movimentação policial após o ataque. Assista abaixo

O caso segue sob investigação da Polícia Civil. Informações preliminares colhidas no local do crime pela equipe da TV Oeste, emissora da TV Bahia na cidade de Barreiras, apontam que o atirador era matriculado no colégio, mas não frequentava as aulas.

A Prefeitura de Barreiras se manifestou sobre o caso no início da tarde desta segunda. Em nota, afirmou que "a Secretaria de Educação com todo seu corpo técnico e a Polícia Militar acompanham o caso promovendo todo apoio e assistência aos estudantes e seus familiares com toda a responsabilidade que a situação requer, diante de tão inesperada tragédia".

Leia mais sobre Notícias no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias