O governador Jerônimo Rodrigues assinou nesta terça-feira (11) a segunda etapa do plano "ABC+ Bahia", que prevê a implantação do projeto de redução de carbono no estado. A ação aconteceu durante a visita do gestor ao primeiro dia de Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.
Veja mais:
- Hotéis tem 100% de ocupação a uma semana da Bahia Farm Show
- Bahia Farm Show ocupará área de 246 mil m² da região oeste da Bahia
- Bahia Farm Show 2024 deve movimentar R$ 8 bilhões em negócios
A portaria foi publicada no início do ano, já com previsão de lançamento durante o evento. De acordo com o Governo da Bahia, o projeto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária baiana, priorizando a sustentabilidade e a adaptação às mudanças climáticas.
Leia também:
“Nós queremos, cada vez mais, fazer a produção de energia descarbonizada. Tivemos o mapa da energia solar, o mapa da energia eólica, agora o mapa do hidrogênio verde. Quanto mais o oeste se vale de consumir uma energia limpa, a gente vai ajudando essa coisa acontecer”, comentou o Jerônimo Rodrigues.
Também conhecido como “Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Plano de Agricultura de Baixo Carbono”, o plano prevê ainda a recuperação de áreas degradadas, adoção de sistemas sustentáveis de produção e uso de tecnologias inovadoras.
“Quanto mais a gente desmatar ou trazer para a economia dejetos que só ajudam a gente a queimar a nossa camada de ozônio é ruim. E olhe que, o que aqui estamos fazendo, não é da cabeça da Seagri, é da cabeça dos movimento, inclusive, principalmente, dos empresários que têm interesse nisso”, complementou o governador.
Bahia Farm Show
Além de Jerônimo Rodrigues, estavam presentes na cerimônia o secretário da Agricultura do estado, Wallison Tum, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, além de outras autoridades regionais. Neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu ao evento.
Até o próximo sábado (15), quem for à Bahia Farm Show, que é considerada uma das maiores feiras do Norte e Nordeste, poderá visitar estandes de alta tecnologia no campo do agro, de carros, aviões, produtos agrícolas, entre outros. Ao todo, a área tem 246 mil metros quadrados e 434 empresas.
“Nós saímos nos últimos três anos de 220 expositores para 437. Saímos de 145 mil metros para 275, um avanço muito grande, num crescimento estrondoso da Bahia Farm Show”, destacou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi. Os patrocinadores do evento são Banco Original, Banco do Nordeste, Bradesco, Desenbahia, Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, Santander, Sicredi e Sicoob, Senar/Faeb e WP Agro Empresarial.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!