Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Alunos da UFBA fazem protesto contra corte de verbas das universidades federais; veja vídeo 

Concentração aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e reuniu estudantes de várias instituições públicas de ensino superior

Iamany Santos • 06/10/2022 às 14:31 • Atualizada em 06/10/2022 às 14:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Alunos da UFBA fazem protesto contra corte de verbas das universidades federais; veja vídeo 
Foto: Iamany Santos/ IBahia

Alunos das Universidades públicas de Salvador se reuniram na manhã desta quinta-feira (6) em uma manifestação contra o corte de verbas das instituições federais do Brasil. A concentração aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada na rua Augusto Viana, no Canela. Veja vídeo:

A manifestação foi convocada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e outros grupos estudantis. Alunos da UFBA, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e grupos sociais se reuniram na Reitoria da UFBA por volta das 11h. Às 12h15, o grupo saiu em caminhada, protestando contra os cortes e o enfraquecimento das políticas afirmativas nas Universidades. 

Leia mais:


				
					Alunos da UFBA fazem protesto contra corte de verbas das universidades federais; veja vídeo 

O Decreto 11.216 altera o Decreto 10.961 de 11 de fevereiro deste ano, e institui um novo contingenciamento na verba do Ministério da Educação (MEC). Dessa vez, o percentual foi 5,8%, levando a uma redução de R$328,5 milhões de reais no orçamento empenhado para universidades, federais e estaduais, de todo o país.  

A mudança foi sancionada no dia 30 de setembro, um dia antes do primeiro turno das eleições. Na quarta-feira (5), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi convocada para uma reunião de detalhamento da decisão. 

Consequências

Diante dessa atualização, a Andifes divulgou uma nota oficial chamando atenção para a situação emergencial que se encontram as instituições públicas de ensino. Além disso, enfatizou o contingenciamento de recursos vem acontecendo desde o início do ano.  

De acordo com o órgão, diferente da primeira vez, este contingenciamento afeta principalmente o MEC e impacta diretamente os institutos federais, universidades federais e CAPES. Ou seja, distribui linearmente o corte orçamentário.

"Se somado ao montante que já havia sido bloqueado ao longo do ano, [esta mudança] perfaz um valor de R$763 milhões em valores que foram retirados das universidades federais do orçamento que havia sido aprovado este ano”, enfatizou a Andifes.  

Por fim, a Andifes lamentou a atualização do decreto em face da grave situação que se encontram as instituições públicas de ensino superior.

“A diretoria da Andifes, que já buscava reverter os bloqueios anteriores para o restabelecimento dos do orçamento aprovado para 2022, sem os quais o funcionamento da já estava comprometido, aduziu que este novo contingenciamento coloca em risco todo o sistema das universidades”, pontua o órgão.

Leia mais sobre Educação no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias