A ialorixá Mãe Carmen, do Terreiro do Gantois, foi enterrada neste sábado (27), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O corpo da religiosa foi levado até o cemitério em um cortejo especial que passou por terreiros e pala Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Mãe Carmen de Oxaguian morreu na madrugada de sexta-feira (26), aos 98 anos. A líder religiosa estava internada há cerca de duas semanas no Hospital Português, devido a uma gripe forte, e completaria 99 anos na segunda-feira (29).
Leia também:
Em nota, o Terreiro do Gantois ressaltou que o retorno da ialorixá ao Orun — expressão usada no candomblé para a morte — aconteceu no dia consagrado a Oxalá, a sexta-feira. O orixá é associado a criação e serenidade.
"Mãe Carmen foi farol, colo, caminho e fortaleza. Sua palavra ensinava, seu silêncio acolhia, e seu fazer cotidiano era atravessado pela entrega, pelo respeito aos Orixás e pelo compromisso com a vida coletiva", escreveu em nota.

Ao longo da tarde de sexta-feira, o corpo de Mãe Carmen foi velado no Terreiro do Gantois. O velório foi aberto ao público e recebeu personalidades como a cantora Daniela Mercury, o senador Jaques Wagner (PT) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Na manhã deste sábado, após os rituais feitos no terreiro, o corpo foi colocado no caminhão do Corpo de bombeiros e levado em cortejo até o Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, onde foi enterrado por volta das 12h30.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


