Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Casamento em conta: veja 10 itens que você pode fazer em casa

A ideia é pesquisar tutorias na internet, fazer testes com antecedência e deixar a criatividade fluir

Redação iBahia • 20/05/2019 às 11:28 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O que era antes apenas uma pequena recepção com bolo, sequilhos e um brinde de champanhe, tornou-se uma festa de casamento entre Graziela e Tarcio Barreira com 250 pessoas no quartel de Amaralina ao som do mar e pôr do sol.

Os noivos e as madrinhas (foto: Diego Kiki)

E agora, o que fazer com o orçamento? Mesmo com quantidade de tarefas que um casamento demanda, há sempre um tempinho para buscar a economia. Além de enxugar os custos, a ideia de fazer os convites, lembrancinhas e objetos decorativos deixa a festa mais autêntica e traduz a personalidade dos noivos.

No caso de Graziela, que é professora e advogada, o tempo de planejamento foi um grande aliado na hora de desenvolver as habilidades manuais. Ela contou que a internet e a prática foram o que fizeram com que as coisas saíssem com um bom acabamento.

Leia mais:



“Essas coisas de papelaria são muito caras e têm muita coisa que consegue mesmo fazer em casa. No meu caso fiz diversos kits (de banheiros, de arroz, de lágrimas), convites para os padrinhos, plaquinhas e diversos itens personalizados”, contou Graziela

Difusor e saquinho com arroz: itens personalizados pelos noivos (foto: Acervo Pessoal)

Ela ainda detalhou que conseguiu imprimir todas as etiquetas e imagens na impressora de casa. “Achei uma loja que vende papeis de diversos tipos e imprimi tudo o que precisava em casa mesmo. Desta forma, personalizei tudo: os itens dos kits dos banheiros, os leques (pois o casamento ocorreu no período da tarde), as plaquinhas (que utilizei papel fotográfico e colei em um couché grosso), os agradecimentos nas mesas, o papel para reservar lugares. Contei com a ajuda do meu noivo de algumas amigas e até de alguns convidados que ficaram hospedados lá em casa”, explicou.

Confira abaixo 10 itens podem ser feitos em casa:
1. Convites
O primeiro passo para economizar vem com os convites de casamento. Como, geralmente, cada unidade do modelo mais simples custa, em média, R$ 6,90 a unidade.
[youtube 7rFUWvGm8Uo]
Diversos sites na internet oferecem modelos que podem ser personalizados e impressos em gráficas especializadas. Além disso, você pode incrementar o item com laços, flores, fitas e envelopes de sua preferência.

2. Caixas dos padrinhos
Outra maneira de baratear os primeiros gastos que envolvem uma festa de casamento é fazendo em casa as caixas destinadas aos padrinhos. A primeira ideia é comprar caixas em MDF e pintar com tinta fosca. Se for da sua preferência, você pode forrar a caixa com um tecido.
[youtube dUA16Hy2Eas]
Dentro da caixinha, o que vale é a criatividade: entre os mimos você pode colocar chocolates, difusores, mini-bebidas, taças, gravatas, brincos, velas aromáticas, fotos de momentos marcantes...

3. Plaquinhas de casamento
Todo mundo adora tirar fotos no dia da festa com aquelas plaquinhas com frases engraçadas, não é mesmo? É muito fácil fazê-las em casa. Para impressão, é preciso ter folhas A4 de 180g (no mínimo) como vergê, linho ou cartolina

Esta é uma das plaquinhas confeccionadas por Graziela (foto: Arquivo Pessoal)

Basta escolher um dos modelos pré-prontos na internet, pedir a impressão na gráfica e montar com os palitinhos de churrasco e colocar um papelão no fundo para dar mais estabilidade

4. Suporte para velas decoradas

Quer inovar na decoração das mesas de casamento, mas não quer gastar muito dinheiro? Suporte decorados para velas podem ser uma opção fácil de fazer em casa, além de não demandar muito tempo.
[youtube pbk62lbabJ8]
Com potes de vidro reutilizados (de geleias, azeitonas, palmitos, molhos) um pedaço de juta, fitas, palhas ou tinta spray, você pode deixar a imaginação fluir e dar um toque especial para a decoração da festa.

5. Decoração do corredor da cerimônia
Se o casamento for ao ar livre, que tal inovar no corredor da cerimônia? Você espetar palitinhos com corações coloridos no gramado ou pendurar garrafinhas decoradas com flores na cadeira dos convidados.

Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Outra ideia é decorar as cadeiras com fitas com cores que acompanham a decoração geral da festa.

6. Suporte para alianças
Um toque mais charmoso e pessoal no suporte das alianças pode ser uma boa ideia. Uma ideia é comprar um bastidor, forra-lo com uma renda branca e costurar uma fitinha para segurar as alianças.

Foto: Reprodução/Pinterest

Outra opção é utilizar uma 'loucinha' em formato de coração e colocar alianças penduradas também com uma fitinha fina.
[youtube DnC4CCmGiT0]
Mas, o clássico não perde a vez: você pode dar um toque pessoal à almofadinha com alianças com fitas, pérolas e renda.


7. Kit de Banheiro
Fazer kits para os banheiros não é algo caro e pode ser mais um toque especial e acolhedor para a sua festa.

Este é um dos kits de banheiro feitos por Graziela (foto: arquivo pessoal)
Foto: Reprodução/Pinterest

Forre ou pinte com tinta spray uma caixa de MDF e utilize a arte que usou nos convites para fazer adesivos e pequenas embalagens para forrar os itens.

No banheiro feminino, é necessário que tenha: Grampos, alfinete, absorventes, kit de costura, spray de cabelo, desodorante spray, kit de costura, enxaguante bucal (com copos pequenos descartáveis), fio dental, lixa de unha, elástico de cabelo, band aid e lenços umedecidos.

Já no banheiro dos homens, é necessário que tenha: Gel de cabelo, pente, desodorante spray, band aid, enxaguante bucal(com copos pequenos descartáveis) e fio dental

8. Pallets: apoio na decoração e podem servir de assentos
Mais uma ideia para casamentos ao ar livre: os pallets podem ser grandes aliados tanto na decoração, quanto como mobiliário.

Foto: Reprodução/Pinterest

A parte de mobília pesa bastante no orçamento e este item pode ser uma boa alternativa mais em conta. Se colocados próximos uns aos outros, com almofadas cm as cores da festa, podem servir como uma ótima opção de assento.

Foto: Reprodução/Pinterest

Outra ideia é usar os pallets para compor cantinhos na decoração, como um local para colocar um mural de fotos dos noivos, ou uma mesa para colocar docinhos. O que vale é a criatividade.

9. Mural de fotos
As fotos são os itens mais pessoais e íntimos de um casal e também é uma das formas de contar uma história de amor.

Foto: Reprodução/Pinterest

Imprima em papel fotográfico diversos momentos do casal e defina de que forma as fotos devem ficar expostas.

Foto: Reprodução/Pinterest

Você pode pendura-las verticalmente em fitas decoradas, pode coloca-las horizontalmente, como um varal com pregadores ou pode também colocar as fotos em molduras de quadros na parede de diversos tamanhos.

10. Lembrancinhas

Neste item você pode abusar mesmo da criatividade e as sugestões são variadas. A primeira ideia é fazer um vasinho com plantas suculentas, são baratinhas e você pode comprar por um preço em conta (por causa da quantidade) em lojas especializadas. A ideia é comprar vasinhos pequenos e personaliza-los pintando, com fitas e papeis coloridos.

Foto: Reprodução/Pinterest

A outra sugestão é oferecer aos convidados como lembrancinha tubinhos de ensaio com temperos de diversos tipos. A ideia é personalizar o item com etiquetas e fitinhas.

Foto: Reprodução/Pinterest

Você também pode investir em outros itens personalizados de cozinha, como colheres de pau ou vidrinhos de pimenta.

Leques personalizados por Graziela (foto: Arquivo Pessoal)

Outra ideia, citada anteriormente por Graziela, é oferecer leques personalizados para os convidados, principalmente se a cerimônia for realizada durante o dia.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia