A rede de comércio baiano deve registrar um aumento de 7% no mês do Dia das Mães em 2024. Segundo projeções da Fecomércio-Ba e da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o melhor desempenho deve ser dos Supermercados, com alta estimada de 11%, o segmento é beneficiado de forma direta e indireta pela data.
Supermercados devem ter aumento de 11%
Segundo o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, a rede de supermercados serão buscados pelos consumidores na hora de comprar ingredientes e bebidas para o almoço no domingo. Para os empresários, a necessidade de abastecer seus estoques para a data é maior.
Leia também:
A segunda maior variação no mês estima ser de Lojas de Móveis e Decoração, com 8% de crescimento das vendas. Com a redução da taxa de juros, esses tipos de produtos ficam relativamente mais acessíveis, pois dependem num grau elevado do custo de crédito.
Outra alta deve ser vista nas lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos, de 3%. Segundo as projeções, apesar dos dados de crescimento, é provável haver queda de 3% no segmento de Farmácias e Perfumarias.
Lojas de Vestuário mantém sem variação
Os setores mais demandado para o Dia das Mães, as Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados, devem ficar praticamente no 0 a 0 em relação a maio de 2023. A variação prevista é de -1% no contraponto anual.
Ainda segundo a Fecomércio-Ba, esse é um bom momento para o varejo baiano que deve apresentar crescimento de 7% no 1º semestre. Os consumidores estão com contas mais equilibradas, com mais segurança no emprego e com maior disponibilidade de crédito.
Dicas para a hora de comprar o presente de Dia das Mães
A principal dica é pesquisar. A concorrência nos setores é ampla e as opções de pagamento também podem trazer alguma diferença importante de preço, sobretudo no pagamento na modalidade PIX.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, enfatiza ainda que o aumento do faturamento não quer dizer, necessariamente, lucro. O Dia das Mães é uma grande oportunidade para os empresários conseguirem reduzir os seus estoques, fortalecer o fluxo de caixa e pensar nas estratégias para as próximas datas comemorativas para o setor, Dia dos Namorados, São João e Dia dos Pais.
*Sob supervisão do repórter Lucas Sales.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!