Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
Fim de uma era

Dinastia PIX: transferências DOC são encerradas nesta segunda (15)

Bancos deixam de oferecer transferências via DOC

Mari Leal • 15/01/2024 às 9:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um dos mais tradicionais meios de pagamento bancário, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) será encerrado nesta segunda-feira (15) em todas as instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A decisão vem após o modelo perder espaço para o PIX. A medida é válida para pessoas físicas e jurídicas.


				
					Dinastia PIX: transferências DOC são encerradas nesta segunda (15)
Bancos deixam de oferecer transferências via DOC. Foto: Reprodução

Os agendamentos da modalidade poderão ser feitos até as 22h. De acordo com a Febraban, a extinção definitiva do sistema ocorrerá no dia 29 de fevereiro — data máxima para que os bancos processem transferências já programadas.

Leia mais:

As instituições também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

No DOC, as operações são efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. Já na TEC, a transferência é efetuada, no máximo, até o final do dia em que foi dada a ordem.

Segundo a Febraban, as operações via DOC, sistema criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX, em novembro de 2020.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia