Com patrocínio da Finep, o Index Bahia 2025 - Encontro da Indústria Baiana, considerado o maior evento da indústria baiana, começou na manhã de quarta-feira (27) e segue até esta sexta-feira (29), no Centro de Convenções de Salvador, localizado na Boca do Rio.

Na abertura, o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza, reforçou o compromisso da instituição com investimentos que dinamizem a indústria para além do eixo Sul-Sudeste. "A Finep vem fortalecendo a inovação no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e isso inclui o agro, a saúde, cidades sustentáveis, mobilidade verde, transformação digital, entre outras frentes estratégicas e emergentes", destacou.
Leia também:
O evento reúne autoridades como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, além de lideranças empresariais. Até sexta-feira, o Centro de Convenções receberá mais de 300 empresas expositoras e cerca de 30 mil visitantes. Também estão previstas rodadas de negócios com 150 empresas.
A Finep participa ainda do painel Financiamento para Inovação e Desenvolvimento Industrial, com a presença de Julieta Palmeira, gerente do Departamento Regional do Centro-Oeste.
O Index é realizado pela FIEB em parceria com o Sebrae Bahia e movimenta anualmente a economia e a inovação no estado.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) esteve presente no fórum "Perspectivas e Oportunidades para a Indústria na COP 30", realizado na última quinta-feira (28) no segundo dia da Index. O painel discutiu o engajamento do setor industrial frente aos desafios e oportunidades da agenda climática, com foco na COP 30, que será sediada no Brasil, no Pará, em novembro deste ano. Foram compartilhadas iniciativas sustentáveis da indústria da Bahia (como os setores químico e de papel e celulose, entre outros), visando à redução da emissão de GEE (gases de efeito estufa).
O painel contou com a participação de Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI, na abertura, e de Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, que mediou o painel, juntamente com Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB. Também participaram Ricardo Mussa, chair da SB COP; Maria Emília Peres, knowledge partner da agenda Sustainable Cities e Green Skills da SB COP; Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, entre outros empresários, gestores públicos e especialistas.
O fórum consolidou o posicionamento da Bahia como protagonista da transformação industrial sustentável no país.
INDEX Bahia impulsiona debates sobre investimento industrial, empregabilidade e inovação na moda
O segundo dia da INDEX Bahia seguiu como palco de discussões estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado, com uma programação marcada pela diversidade e profundidade dos temas. Ainda pela manhã, um dos pontos altos foi o fórum sobre as oportunidades que a COP30 representa para o setor industrial baiano. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, destacou as vantagens competitivas do estado. "A Bahia tem condições únicas para liderar a transição energética e a economia verde, com ciência, tecnologia e uma indústria integrada capaz de gerar soluções competitivas e sustentáveis", afirmou. O fórum consolidou o posicionamento da Bahia como protagonista da transformação industrial sustentável no país.
O painel contou com a participação do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, além do Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eduardo Sodré, Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Ricardo Mussa, chair da SB COP; Maria Emília Peres, knowledge partner da agenda Sustainable Cities e Green Skills da SB COP, Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, entre outros empresários, gestores públicos e especialistas.
Também na quinta-feira (28), o painel "Desafios da Empregabilidade" trouxe à tona discussões fundamentais sobre o mercado de trabalho na era digital. A superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Edneide Lima, destacou a prioridade das empresas por profissionais alinhados à inteligência artificial e novas tecnologias, bem como a importância de harmonizar as diferentes gerações no ambiente corporativo. "A estratégia passa por combinar a inovação tecnológica dos mais jovens com a experiência e conhecimento institucional dos profissionais seniores, criando sinergia entre adequação tecnológica e expertise consolidada", comentou.
O presidente da ABRH-Bahia, Vitor Igdal, que também participou da discussão, ressaltou o associativismo como pilar fundamental para o crescimento econômico, exemplificando com o sucesso do programa Geração SSA, que já resultou na contratação de mais de 500 jovens em 50 empresas associadas. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador, Mila Paes, também compôs a mesa, trazendo informações sobre o programa Treinar para Empregar.
O evento também celebrou a inovação jovem por meio do Grand Prix SENAI de Inovação, uma maratona que instigou cerca de 40 estudantes de nível técnico a resolver desafios reais do setor empresarial. A equipe campeã, que apresentou uma solução de monitoramento de refinaria para a Dax Oil utilizando AIoT e um sistema supervisório, demonstrou o potencial da nova geração em trazer soluções tecnológicas de ponta para a indústria, garantindo-lhes uma viagem de imersão em novas tecnologias oferecida pelo Sebrae.
A moda no contexto industrial ganhou destaque com a participação da especialista Phaedra Brasil, do SENAI CIMATEC, na programação da noite. Em seu painel, a especialista abordou a interseção entre moda e uniformes, enfatizando a relevância da tecnologia têxtil para o conforto, adaptabilidade e imagem corporativa. Já o estilista baiano Gefferson Vila Nova, que está expondo na INDEX, compartilhou a inspiradora história da criação do uniforme agênero para a Chandon, que se tornou oficial da marca, provando que o talento local e a moda autoral podem inovar e agregar valor ao ambiente corporativo.
Confira destaques da programação desta sexta-feira (29):
Seminário Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia - 9h às 13h
Quem: Mesa de abertura | Ministro da Casa Civil – Rui Costa
- II Encontro Baiano do Jovem Industrial - 13h às 20h
O quê: o evento reunirá jovens empresários e líderes do setor industrial baiano, promovendo debates estratégicos sobre inovação, gestão e os novos rumos da indústria no estado.
Prêmio IEL de Talentos - 14h às 18h
O quê: a premiação reconhece empresas que investem em inovação e boas práticas, jovens talentos que transformam oportunidades em resultados e instituições comprometidas com a formação profissional.
Celebração 80 anos Senai - a partir das 19h
O quê: Em 2025, o SENAI Bahia está comemorando 80 anos de história e, para marcar essas oito décadas transformando vidas. O evento vai reunir autoridades e lideranças do Sistema FIEB e da indústria, num momento festivo para uma trajetória que é orgulho para a Bahia e inspiração para o Brasil.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

