Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
Calendário

Tabela do IPVA 2024 é divulgada e imposto tem redução de 2,61%; veja

Contribuintes ainda terão possibilidade de parcelamento em cinco vezes e desconto no pagamento antecipado do IPVA à vista, em cota única.

Thiago Virgílio • 20/12/2023 às 9:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A tabela do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 foi divulgada nesta quarta-feira (20). De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o imposto vai ficar em média 2,61% mais barato. [Veja calendário no final abaixo]


				
					Tabela do IPVA 2024 é divulgada e imposto tem redução de 2,61%; veja
Imposto do IPVA vai ficar em média 2,61% mais barato. Foto: Divulgação

Ainda segundo o órgão, a queda é puxada pelos automóveis, que terão recuo médio de 4,25% no imposto, e pelos utilitários, cuja redução será de 5,22%, fazendo com que o imposto fique mais barato.

Leia mais:

Parcelamento do IPVA

Os contribuintes ainda terão possibilidade de parcelamento em cinco vezes e desconto no pagamento antecipado do IPVA à vista, em cota única. O parcelamento será feito conforme o calendário anual que leva em conta o número final da placa de cada veículo.

Quem preferir, pode aproveitar a vantagem do pagamento com desconto. São duas opções: 15% para quem optar pelo pagamento em cota única até 7 de fevereiro, e 8% caso o contribuinte faça a quitação no vencimento da primeira parcela do parcelamento previsto para o seu veículo, fixada de acordo com o calendário anual.


				
					Tabela do IPVA 2024 é divulgada e imposto tem redução de 2,61%; veja
Tabela do IPVA 2024 é divida nesta quarta (20); confira. Foto: Arquivo Agência Brasil

Pagamento via PIX

Os proprietário de veículos ainda terão mais uma opção de pagamento para o imposto, o PIX, desde que seja quitado à vista.

O pagamento via PIX à vista poderá ser feito de forma integrada com o Licenciamento e as multas. Quem preferir, ainda pode utilizar os canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: o Banco do Brasil, o Bradesco e o Bancoob.

Quem optar pelo parcelamento do imposto deve se lembrar de que os débitos referentes à taxa de licenciamento e as eventuais multas de trânsito deverão ser pagas até o prazo final de pagamento em cota única ou da quinta parcela do IPVA.

O imposto do exercício de 2024 só poderá ser parcelado se o valor do débito for igual ou superior a R$ 120. Vale destacar que a opção do parcelamento referente a débitos anteriores a 2024 será admitida apenas caso este pagamento ocorra junto com o do exercício de 2024.

Tabela Fipe

De acordo com a Sefaz-Ba, a queda média no valor do IPVA reflete o bom momento da economia brasileira. Na prática, a inflação está sob controle e o processo de depreciação para veículos usados foi normalizado, o que causou a baixa no valor do imposto.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia